Avaliação e transformação: a união necessária
Abstract
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir mais profundamente sobre o papel da avaliação do desempenho escola, tendo consciência de que não é possível obter êxitos sem ter um povo educado para exercer a cidadania.Também, faz uma análise detalhada sobre a importância de rever os processos avaliativos de modo geral e fazer com que os educadores reflitam o seu cotidiano, com maior amplitude e profundidade, só assim poderá sair do ativismo em que se encontra, tão presente no meio escolar. Por esse motivo sentiu-se a necessidade de pesquisar mais profundamente sobre o tema avaliação educacional, uma vez que a educação brasileira tem sido uma história marcada pela exclusão escolar. Este trabalho apóia-se em teóricos renomados como:Hoffmann, Lückesi, Giroux, Perrenoud, Melchior, etc., temática que tem historicamente gerado debates e posições divergentes entre os mesmos. A referida pesquisa constitui-se num Estudo de Caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças. Para levantar as possíveis causas e barreiras que tornam o ato de avaliar uma exclusão social, foram utilizadas técnicas de abordagem qualitativa (observações diretas, entrevistas e questionários). O trabalho envolveu professores e membros da equipe diretiva da referida escola. A partir da análise das pesquisas, nota-se que os professores ainda utilizam como critério às notas, entretanto demonstram consciência de que precisam rever suas práticas avaliativas. O que desvela a necessidade de um maior embasamento teórico. Conclui-se sobre a importância de refletir sobre as práticas avaliativas, pois os equívocos têm levado educandos ao fracasso escolar e ao conseqüente abandono dos bancos escolares. Para a reversão disso, não basta somente a força da lei, é preciso ir além, mudar inclusive, conceitos e concepções sobre a totalidade e a indissociabilidade do processo educativo, o que só será possível se ocorrer uma mudança profunda no currículo dos Cursos de Formação de Professores.
Collections
- Gestão Educacional [298]