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dc.contributor.advisorFelix, Glades Tereza
dc.creatorBairros, Aurea Isabel Pereira
dc.date.accessioned2015-11-18T12:56:27Z
dc.date.available2015-11-18T12:56:27Z
dc.date.issued2005-03
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1147
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional. RS, 2005.por
dc.description.abstractThe present research work has as objective to meditate more deeply on the paper of the evaluation of the school performance conscience of that is not possible to obtain success without to have a people educated to exercise the citizenship. It also makes a detailed analysis on the importance of to review the avaliative processes in general and to do with that the educators reflect its daily one with greater amplitude and profundity, they can only like this leave the activism in that, they meet so present in the school middle for that motive it felt the need to research more deeply on the theme educational evalution, once the Brazilian education has been an history marked by the school exclusion. This work leans on theoretical renowned like Hoffmann, Luckesi, Giroux, Perrenoud, Melchior, etc, thematic that has been generating debates and divergent positions historically among the same ones. The referred research is constituted in a Study of Case of the Municipal School of Fundamental Teaching Nossa Senhora das Graças. To lift the possible causes and barriers that tum the act of evaluate a social exclusion,techniques of qualitate abordagem were used (direct observations, interviews and questionnaries). The work involved teachers and members of the team directive of the referred school. Starting from the analysis of the researches, it is noticed that the teachers still use as criterion the notes, however, they demonstrate conscience that need to review its avaliative practives that watches the necessity of a larger theoretical sustenance. It is conclued on the importance of to reflect on the avaliative practives, because the equivoques have been taking students to the school faiture and to the consequent abandonment of the school benchs. For the reversion of that,it only isn´t enough by force the law, it is necessary to go beyond. To change inclusive concepts and conceptions on the totality and the undissociability of the educational process, that will only be possible to happen a deep change in the Curriculum of the Courses Foramation of Teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.titleAvaliação e transformação: a união necessáriapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir mais profundamente sobre o papel da avaliação do desempenho escola, tendo consciência de que não é possível obter êxitos sem ter um povo educado para exercer a cidadania.Também, faz uma análise detalhada sobre a importância de rever os processos avaliativos de modo geral e fazer com que os educadores reflitam o seu cotidiano, com maior amplitude e profundidade, só assim poderá sair do ativismo em que se encontra, tão presente no meio escolar. Por esse motivo sentiu-se a necessidade de pesquisar mais profundamente sobre o tema avaliação educacional, uma vez que a educação brasileira tem sido uma história marcada pela exclusão escolar. Este trabalho apóia-se em teóricos renomados como:Hoffmann, Lückesi, Giroux, Perrenoud, Melchior, etc., temática que tem historicamente gerado debates e posições divergentes entre os mesmos. A referida pesquisa constitui-se num Estudo de Caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças. Para levantar as possíveis causas e barreiras que tornam o ato de avaliar uma exclusão social, foram utilizadas técnicas de abordagem qualitativa (observações diretas, entrevistas e questionários). O trabalho envolveu professores e membros da equipe diretiva da referida escola. A partir da análise das pesquisas, nota-se que os professores ainda utilizam como critério às notas, entretanto demonstram consciência de que precisam rever suas práticas avaliativas. O que desvela a necessidade de um maior embasamento teórico. Conclui-se sobre a importância de refletir sobre as práticas avaliativas, pois os equívocos têm levado educandos ao fracasso escolar e ao conseqüente abandono dos bancos escolares. Para a reversão disso, não basta somente a força da lei, é preciso ir além, mudar inclusive, conceitos e concepções sobre a totalidade e a indissociabilidade do processo educativo, o que só será possível se ocorrer uma mudança profunda no currículo dos Cursos de Formação de Professores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [236]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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