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dc.contributor.advisorMedina, Roseclea Duarte
dc.creatorFigueiró, Sônia Cristina
dc.date.accessioned2017-08-22T14:38:51Z
dc.date.available2017-08-22T14:38:51Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11552
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the use of HagáQuê software in the process of teaching-learning of reading and writing, with 5th graders from a public school located in the rural municipality of Cachoeira do Sul. This work was based on several studies, addressing the functionality and the application form of the HagáQuê software in school. It was also considered that the comics are a resource in which children can understand the meaning of the story from the observation of the images, thus developing skills and abilities such as thinking, creating, learning and researching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMídia informáticapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectComputer mediaeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectEarly gradeseng
dc.subjectComicseng
dc.titleTrabalhando com o software Hagáquêpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo teve como objetivo analisar a utilização do software HagáQuê no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, com alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emília Vieira da Cunha, localizada na zona rural do município de Cachoeira do Sul. Este trabalho abordou a funcionabilidade e a forma de aplicação do software HagáQuê no segmento escolar, considerando-se que as histórias em quadrinhos são um recurso no qual as crianças conseguem compreender o significado das histórias a partir da observação das imagens. O aluno deixa de ser passivo para se tornar ativo no processo de aquisição de conhecimento, passando a desenvolver competências e habilidades tais como: pensar, criar, aprender, pesquisar, estimular leitura, propiciar o trabalho coletivo e individual com total autonomia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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