Ações colaborativas na formação continuada: contribuições para a prática pedagógica de professores que ensinam matemática
Resumen
O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é uma pesquisa qualitativa que busca investigar possíveis contribuições para a prática pedagógica de professores que ensinam matemática a partir de sua participação em um projeto de formação continuada. O referido projeto teve suas ações desenvolvidas colaborativamente, nos anos de 2011 e 2012, com professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de um pequeno município da região central do Rio Grande do Sul e de formadores de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), alunos do Curso de Licenciatura em Matemática e do Curso de Especialização em Educação Matemática da mesma universidade. No decorrer desses dois anos, participaram do referido projeto, todos os professores daquele município, o que representa em torno de 25 professores. Ao final de 2011 foi realizada, com esses professores, uma avaliação do projeto desenvolvido. Essa avaliação foi uma dinâmica composta por quatro atividades. A partir desta dinâmica, com o intuito de desvelar ainda mais as possíveis contribuições da participação neste projeto para a prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, ao final de 2012, foi elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados para a presente pesquisa, caracterizada como estudo de caso. Para análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo, a qual busca compreender criticamente as significações expressas em um texto e/ou comunicação. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da criação de espaços de parceria entre escola e universidade, favorecendo o desenvolvimento de ações colaborativas numa perspectiva reflexiva e investigativa. Também revelou a importância destes espaços para dar “vez e voz” aos professores, permitindo inclusive o compartilhamento de informações com os seus pares e permitindo o repensar de sua prática pedagógica.
Colecciones
- Educação Matemática [27]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: