dc.contributor.advisor | Baggio, José Eduardo | |
dc.creator | Trevisan, Luciana | |
dc.date.accessioned | 2017-08-31T13:02:22Z | |
dc.date.available | 2017-08-31T13:02:22Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11582 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This study aims at analyzing what are the contributions of Virtual Learning Objects for the literacy process in the first years of elementary school. In order to develop this study it was carried out a data collection At Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Quitéria, located in Novo Hamburgo – RS. The fieldwork took place in the Educational Computer Laboratory, by observing the literacy cycle classes, from 1st to 3rd grade of elementary school, as well as through questionnaires made to their literacy teachers. For this study it was used a qualitative approach, basing itself on a survey of bibliographic nature. Questions about the literacy process and its relationship with the Virtual Learning Objects are pointed out, as well as personal reflections and analysis from the bibliographic research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Alfabetização e letramento | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem virtuais | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Teaching and learning process | eng |
dc.subject | Alphabetization and literacy | eng |
dc.subject | Objects of virtual learning | eng |
dc.subject | CIT (Communication and Information Technologies) | eng |
dc.title | O uso de objetos de aprendizagem virtuais no processo de alfabetização | por |
dc.title.alternative | The use of virtual learning objects in the literacy process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a analisar quais as contribuições dos Objetos de Aprendizagem Virtuais para o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste estudo realizou-se um levantamento de dados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Quitéria, situada em Novo Hamburgo – RS. A pesquisa de campo ocorreu no Laboratório de Informática Educativa, com observações durante as aulas das turmas do ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, assim como através de questionários feitos aos respectivos professores alfabetizadores. Para este estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa, fundamentando-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico. São apontadas questões sobre o processo de alfabetização e letramento e sua relação com os Objetos de Aprendizagem Virtuais, bem como, as reflexões e análises pessoais a partir das leituras realizadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |