Repercussões/implicações da formação continuada de professores para o trabalho docente no ensino médio e a relação com a gestão escolar
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Data
2014-11-29Autor
Elsenbach, Marise Teresinha Renner
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A gestão escolar passa a ter um novo enfoque a partir da década de 1980, quando as ações pedagógicas voltam sua preocupação à formação de sujeitos autônomos. Sabemos que, entre a intencionalidade e a prática de fato, existe um longo caminho já que há nessa questão, a necessidade de descentralização que implica no envolvimento da comunidade para, através de ações coletivas, promoverem as mudanças necessárias que atendam essa perspectiva. Dessa maneira, os gestores passam a entender que o melhor caminho é o envolvimento de toda comunidade para juntos tornar a gestão democrática e participativa. Nesse viés tramita o presente trabalho, buscando abordar as contribuições da gestão escolar para a formação de professores numa escola estadual de Derrubadas - RS. Além da caracterização da realidade de gestão na escola investigada a partir de referências bibliográficas baseadas nas idéias de teóricos como Gadotti, Freire, Libâneo, Marques, Kuenzer, De Rossi, Lück, Imbérnon, entre outros, há ainda a análise de dados coletados no espaço de estudo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo através do estudo de caso, com anotações de observações e aplicação de questionário, tendo assim um caráter qualitativo. Os questionários, analisados meticulosamente, evidenciaram uma realidade educacional que aponta a existência de profissionais que têm preocupação com a educação de qualidade, visto que entendem a necessidade da formação continuada do professor para avançar no sentido da leitura, reflexão, socialização da prática e avaliação dessa prática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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