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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorWergutz, Carla Andréa Haas
dc.date.accessioned2017-09-05T11:37:51Z
dc.date.available2017-09-05T11:37:51Z
dc.date.issued2016-08-08
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11603
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThrough a case study, this paper was performed in order to analyze which advances and challenges were encountered with the full-time deployment in the public schools in Santa Clara do Sul - RS about the expansion of the length of students staying in school. Therefore, a literature review on this topic was carried out articulating the studies conducted in the Specialization in Management of Public Education offered by the Federal University of Santa Maria. Aiming a deepening study on full-time deployment in the researched context, a survey was carried out, which consisted of questionnaires answered by managers, teachers and some parents of full-time school, located in the urban area of the municipal system, in the municipality of Santa Clara do Sul - RS, in which, the researcher works in the Education, Culture and Sport Department, in the administrative sector. The collected data were analyzed linking them with the current public policies that governing the full-time processes in Basic Education, particularly, focusing on the role of school management as a promoter of such processes, by articulating the varoius school segments looking for individual and collective strategies that promote the improvement of the supply of full-time, enhancing the interactions and promoting learning sharing by the different actors in the school community. The reflections made based on research seeking improvements in the full-time deployment in public schools, in teacher training and today teaching and learning challenges. The full-time deployment in the city of Santa Clara do Sul was considered positive, according to the conducted research, there are points to be improved, but they will be solved along the process, day-to-day working in schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTurno integralpor
dc.subjectAvançospor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFull-time schooleng
dc.subjectAdvanceseng
dc.subjectChallengeseng
dc.titleImplantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafiospor
dc.title.alternativeFull-time deployment in public schools: advances and challengeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoAtravés de um estudo de caso, a presente investigação foi realizada com o objetivo de analisar quais os avanços e desafios encontrados com a implantação do turno integral nas escolas da rede municipal de ensino de Santa Clara do Sul – RS acerca da ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola. Para tanto, foi realizada a revisão de literatura sobre tal temática articulando com os estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria. Visando aprofundar os estudos acerca da implantação do turno integral no contexto pesquisado, foi realizada uma pesquisa de campo, a qual constou de questionários aplicados a gestores, professores e alguns pais de uma escola de turno integral, localizada na zona urbana da rede municipal, do município de Santa Clara do Sul – RS, no qual a pesquisadora atua na secretaria da Educação, Cultura e Desporto, no setor administrativo. Os dados coletados foram analisados articulando-os com as atuais políticas públicas que regem os processos de turno integral na Educação Básica, em particular, enfocando a função da gestão escolar como promotora de tais processos, ao articular os diversos segmentos da escola na busca de estratégias individuais e coletivas que promovam a melhoria da oferta do turno integral, potencializando as interações e promovendo o compartilhamento das aprendizagens pelos diferentes atores que compõem a comunidade escolar. As reflexões realizadas com base na pesquisa buscam melhorias na implantação do turno integral nas escolas públicas, na formação docente e desafios postos na atualidade. A implantação do turno integral no município de Santa Clara do Sul foi considerada positiva, conforme as pesquisas realizadas, mesmo que existam pontos a serem melhorados, os quais poderão ser solucionados no percurso, no dia-a-dia trabalhado nas escolas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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