dc.contributor.advisor | Jaeger, Angelita Alice | |
dc.creator | Rosa, Luiz Giovani Soares da | |
dc.date.accessioned | 2017-09-05T15:59:37Z | |
dc.date.available | 2017-09-05T15:59:37Z | |
dc.date.issued | 2014-10-10 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11616 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa em Movimento Humano, Sociedade e Cultura, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Dancing on wheelchair reveal new possibilities of existence, new ways of life,
developing aspects that contribute to the re-organization of life of people with
disabilities and allowing personal growth with more autonomy and social integration.
The objectives of this study were identify and analyze the representation of the body
of men who use wheelchairs to dance; know the profile of the respondents; analyze
the representations of "own dancing body"; analyze the representations of "another
dance body." The research was to sample 05 dancers who have ages between 18
and 47 years and use wheelchairs to dance. This research fits as Field Research,
which for Marconi and Lakatos (2006) is one whose goal is to get information and
knowledge about a problem, for which we seek an answer. Dancing man in implicit
and explicit values in the discourses on disability, "the world of wheels", among
others: as an instrument of this study, the semi-structured interview, in which we list
topics such as used. We conducted a pre-prepared plan with questions, according to
the objectives and the research problem, we come to these categories: identification
data, representations of "danceable own body" representations of "the other body
dancing" and representations Dancer about the other's gaze for the dancing impaired
man. Meaning healthy body, established by the tax and social context by the media,
is generally relating to aesthetics. Bodies without these patterns, most people with
disabilities have in their own bodies "marks" which can be understood as being
synonymous with a patient, and therefore becomes a group less accepted by society.
Hybrid bodies are marked at the same time by the weak, the performance and
technology, and enable people with disabilities, especially to athletes, new ways of
living, coping and overcoming its limits, including them in contemporary society
through sports practice and skill development never reached or allowed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Masculinidade | por |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.subject | Dança em cadeira de rodas | por |
dc.subject | Body | eng |
dc.subject | Masculinity | eng |
dc.subject | Disability | eng |
dc.subject | Dancing in wheelchair | eng |
dc.title | A representação de corpo masculino na dança em cadeira de rodas | por |
dc.title.alternative | A representation of male body in dance in wheelchair | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa em Movimento Humano, Sociedade e Cultura | por |
dc.description.resumo | A Dança em Cadeira de rodas revela novas possibilidades de existência,
novas formas de vida, desenvolvendo aspectos que contribuem para a (re)
organização da vida das pessoas com deficiência física, permitindo um crescimento
pessoal com mais autonomia e integração social. Os objetivos deste estudo foram:
identificar e analisar a representação de corpo de homens que utilizam cadeira de
rodas para dançar; conhecer o perfil dos entrevistados; analisar as representações
do "próprio corpo dançante"; analisar as representações de "corpo do outro
dançante". A pesquisa teve como amostra 05 (cinco) bailarinos que possuem idades
entre 18 e 47 anos e utilizam cadeiras de rodas para dançar. Esta pesquisa se
enquadra como Pesquisa de Campo, que para Marconi e Lakatos (2006), é aquela
cujo objetivo é conseguir informações e conhecimentos acerca de um problema,
para o qual se procura uma resposta. Como instrumento deste estudo, foi utilizado a
entrevista semi-estruturada, na qual elencou-se temas, tais como: o homem na
Dança, os valores implícitos e explícitos nos discursos sobre deficiência, “o mundo
das rodas”, dentre outros. Realizou-se um planejamento com questões préelaboradas,
segundo os objetivos e o problema de pesquisa, chegando às seguintes
categorias: dados de identificação, as representações de "corpo próprio dançante",
as representações de "corpo do outro dançando” e as representações do dançarino
acerca do olhar do outro para o homem deficiente dançante. O significado do corpo
saudável, estabelecido pelo contexto social e imposto pela mídia, geralmente está
relacionando à estética. Com corpos fora destes padrões, a maioria das pessoas
com deficiência têm em seus próprios corpos uma “marca” que pode ser entendida
como sinônimo de um ser doente, e, por conseguinte, torna-se um grupo menos
aceito pela sociedade. Os corpos híbridos são marcados, ao mesmo tempo, pela
deficiência, pela performance e pela tecnologia e permitem às pessoas com
deficiências, sobretudo aos atletas, novas formas de viver, de enfrentamento e
superação de seus limites, incluindo-os na sociedade contemporânea, através da
prática esportiva e do desenvolvimento de habilidades nunca alcançados ou
permitidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |