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dc.contributor.advisorJaeger, Angelita Alice
dc.creatorRosa, Luiz Giovani Soares da
dc.date.accessioned2017-09-05T15:59:37Z
dc.date.available2017-09-05T15:59:37Z
dc.date.issued2014-10-10
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11616
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa em Movimento Humano, Sociedade e Cultura, RS, 2014.por
dc.description.abstractDancing on wheelchair reveal new possibilities of existence, new ways of life, developing aspects that contribute to the re-organization of life of people with disabilities and allowing personal growth with more autonomy and social integration. The objectives of this study were identify and analyze the representation of the body of men who use wheelchairs to dance; know the profile of the respondents; analyze the representations of "own dancing body"; analyze the representations of "another dance body." The research was to sample 05 dancers who have ages between 18 and 47 years and use wheelchairs to dance. This research fits as Field Research, which for Marconi and Lakatos (2006) is one whose goal is to get information and knowledge about a problem, for which we seek an answer. Dancing man in implicit and explicit values in the discourses on disability, "the world of wheels", among others: as an instrument of this study, the semi-structured interview, in which we list topics such as used. We conducted a pre-prepared plan with questions, according to the objectives and the research problem, we come to these categories: identification data, representations of "danceable own body" representations of "the other body dancing" and representations Dancer about the other's gaze for the dancing impaired man. Meaning healthy body, established by the tax and social context by the media, is generally relating to aesthetics. Bodies without these patterns, most people with disabilities have in their own bodies "marks" which can be understood as being synonymous with a patient, and therefore becomes a group less accepted by society. Hybrid bodies are marked at the same time by the weak, the performance and technology, and enable people with disabilities, especially to athletes, new ways of living, coping and overcoming its limits, including them in contemporary society through sports practice and skill development never reached or allowed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMasculinidadepor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectDança em cadeira de rodaspor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectMasculinityeng
dc.subjectDisabilityeng
dc.subjectDancing in wheelchaireng
dc.titleA representação de corpo masculino na dança em cadeira de rodaspor
dc.title.alternativeA representation of male body in dance in wheelchaireng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationPesquisa em Movimento Humano, Sociedade e Culturapor
dc.description.resumoA Dança em Cadeira de rodas revela novas possibilidades de existência, novas formas de vida, desenvolvendo aspectos que contribuem para a (re) organização da vida das pessoas com deficiência física, permitindo um crescimento pessoal com mais autonomia e integração social. Os objetivos deste estudo foram: identificar e analisar a representação de corpo de homens que utilizam cadeira de rodas para dançar; conhecer o perfil dos entrevistados; analisar as representações do "próprio corpo dançante"; analisar as representações de "corpo do outro dançante". A pesquisa teve como amostra 05 (cinco) bailarinos que possuem idades entre 18 e 47 anos e utilizam cadeiras de rodas para dançar. Esta pesquisa se enquadra como Pesquisa de Campo, que para Marconi e Lakatos (2006), é aquela cujo objetivo é conseguir informações e conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta. Como instrumento deste estudo, foi utilizado a entrevista semi-estruturada, na qual elencou-se temas, tais como: o homem na Dança, os valores implícitos e explícitos nos discursos sobre deficiência, “o mundo das rodas”, dentre outros. Realizou-se um planejamento com questões préelaboradas, segundo os objetivos e o problema de pesquisa, chegando às seguintes categorias: dados de identificação, as representações de "corpo próprio dançante", as representações de "corpo do outro dançando” e as representações do dançarino acerca do olhar do outro para o homem deficiente dançante. O significado do corpo saudável, estabelecido pelo contexto social e imposto pela mídia, geralmente está relacionando à estética. Com corpos fora destes padrões, a maioria das pessoas com deficiência têm em seus próprios corpos uma “marca” que pode ser entendida como sinônimo de um ser doente, e, por conseguinte, torna-se um grupo menos aceito pela sociedade. Os corpos híbridos são marcados, ao mesmo tempo, pela deficiência, pela performance e pela tecnologia e permitem às pessoas com deficiências, sobretudo aos atletas, novas formas de viver, de enfrentamento e superação de seus limites, incluindo-os na sociedade contemporânea, através da prática esportiva e do desenvolvimento de habilidades nunca alcançados ou permitidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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