A educação ambiental como variável no uso dos combustíveis para veículos automotores e suas implicações sobre o meio ambiente
Resumo
O uso de veículos automotores há muito deixou de ser considerado um privilégio ou símbolo de status, para tornar-se uma utilidade e quase uma caracterização do homem moderno. Em sua maioria os veículos possuem motores de combustão nas mais diversas concepções e que utilizam, também, diferentes combustíveis. Processos de combustão diferenciados produzem diferentes compostos indesejáveis que, nas suas diferentes formas influenciam o meio ambiente. Da relação entre automóveis, as necessidades do homem e o ambiente deve resultar um equilíbrio entre o desejável e o aceitável, de forma a minimizar os danos sobre o ecossistema. Neste trabalho são discutidas as principais influências dos combustíveis e os teores de gases residuais produzidos pelos automóveis sobre a natureza visando educar sobre educação ambiental e os artifícios utilizados atualmente para minimização destes agentes nocivos. Após o estudo, realizaram-se palestras em Centros de Formação de Condutores em Santa Maria, RS, apresentando esta relação existente entre veículos automotores, seus combustíveis e as questões ambientais. Durante o processo foram aplicados questionários antes e após as das palestras com a finalidade de avaliar o nível de percepção dos instrutores e dos candidatos a motorista quanto aos danos ambientais causados pelas emissões produzidas pelos veículos automotores. O resultado do trabalho é uma sistematização de dados e informações acerca do binômio combustível-emissão de poluentes, que podem ser utilizados por instrutores de Centros de Formação de Condutores e pela comunidade em geral como elemento de contribuição para a conscientização sobre as sérias conseqüências ambientais advindas da má utilização de combustíveis e motores.
Coleções
- Educação Ambiental [191]