Gestão democrática e implicações no currículo escolar
Resumo
O currículo escolar abarca as experiências de aprendizagens que são
implementadas pela gestão das instituições escolares. A gestão escolar requer
mudanças nas estruturas organizacionais e paradigmas que fundamentam a
construção de uma proposta educacional, assim como deve estar além dos
padrões vigentes, pois administrar a educação constitui-se de um fazer
coletivo, em constante processo de mudança. Nesse sentido, esta pesquisa
problematizou o processo de gestão e sua importância no currículo escolar.
Diante disso, apresentou-se a proposição de investigar as implicações
inerentes à escola que interferem no currículo escolar, bem como as
implicações inerentes ao currículo que interferem na gestão da escola e, por
fim, foi identificada e analisada a presença das políticas públicas de educação
nos currículos escolares e nos processos de gestão. Para tanto, apoiou-se na
abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica,
apresentando, assim, a interpretação de uma realidade materializada em
escritos bibliográficos, na qual apresentei aquilo que signifiquei como uma
“possível” leitura dos arranjos, configurados como plausíveis para que se
pudesse compreender estas questões. A mudança de que se fala é aquela que
está baseada em novos paradigmas da sociedade e do conhecimento, os quais
fundamentam a concepção de qualidade de educação, definindo a finalidade
da escola. A construção de um processo de gestão democrática implica
repensar a lógica de organização e participação na escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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