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dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorGutierres, Aline de Freitas
dc.date.accessioned2017-09-11T12:59:37Z
dc.date.available2017-09-11T12:59:37Z
dc.date.issued2017-01-30
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11628
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.por
dc.description.abstractIn this monograph are discussed subjects guiding the Special Education thinking about the work with School Management. The discussion’s public are students with behaviors of High Abilities/Giftedness, being that in this study it will be verified how the school management of an institution can help in effective faculty action in relation to students with High Abilities/Giftedness. In order to understand if this Management support that, questions are addressed in an interview with the Special Educator, one Teacher, the Director and the Vice-director of the school, and these questions stand out the conceptions of these professionals on students with High Abilities/Giftedness, the work done with these students, the difficulties and how management encourages and supports this theme. The investigative path that guided this work was characterized as a qualitative study, of the case study type. In order to achieve the proposed objectives, the semi-structured interview was used as a data collection instrument, which was later transcribed and analyzed into categories, taking into account the objectives proposed in the study. With the results found, it was noticed that the teacher, special educator and coordinators did not know about the subject in their initial formation, however with the participation of the trainees in the school and the need to attend these students with behaviors of High Abilities/Giftedness, the teacher and the Special Educator were seeking knowledge. There is still insecurity on the part of the School Coordination, however, they recognize the need for care and support the proposals that are brought to them. Faced with this, it is motivating to see the interest of the teacher and the Special Educator in order to propose quality work and with inclusive strategies for them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectConceptionseng
dc.titleO olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulopor
dc.title.alternativeThe view of school management on students with high abilities/giftedness: understanding and stimuluseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoNeste trabalho de monografia são abordados assuntos norteadores da Educação Especial pensando no trabalho em conjunto com a Gestão Escolar. O público da discussão são alunos com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, sendo que neste estudo será verificado como a gestão escolar de uma instituição pode auxiliar na ação docente efetiva em relação a alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Para compreender se ocorre de fato este apoio da Gestão, são abordadas questões em entrevista com a Educadora Especial, uma Professora, a Diretora e Vice-diretora da escola, sendo que destas questões destacam-se as concepções destes profissionais sobre os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, o trabalho realizado com esses alunos, as dificuldades e de que forma a gestão incentiva e apoia esta temática. O caminho investigativo que norteou esse trabalho caracterizou-se como um estudo de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, sendo estas posteriormente transcritas e analisadas em categorias, através da análise de conteúdo. Com os resultados encontrados, percebeu-se que professora, educadora especial e coordenadoras não tiveram conhecimento sobre a temática em sua formação inicial, porém com participação de estagiárias na escola e pela necessidade de atender esses alunos com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, a professora e Educadora Especial foram buscar conhecimentos. Ainda há uma insegurança por parte da Coordenação da escola, porém, reconhecem a necessidade do atendimento e apoiam as propostas que lhes são trazidas. Diante disso é motivador ver o interesse da professora e da Educadora Especial a fim de propor um trabalho de qualidade e com estratégias inclusivas para os mesmos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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