Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoos, Liane Teresinha Wendling
dc.creatorTuhtenhagen, Daiana da Silva
dc.date.accessioned2017-09-12T12:46:01Z
dc.date.available2017-09-12T12:46:01Z
dc.date.issued2016-05-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11645
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work is the result of innovative classes held in a State School of Basic Education in the city of Alvorada-RS, with students of the 1st year of high school, about contextualized teaching of the 1st Degree functions, bringing a broad questioning the issue of electricity in our country. Addressing the sources and energy resources available and the most used, the environmental issue, the calculation through the study of the functions, the electricity bill of the energy providerthat supplies power in the city, conscious consumption,the increases of the electricity suffered last year in 2015 and measures to reduce the energy bill through the crisis that has strained the financial structure of Brazilian families. After the study it is clear that contextualized mathematics from problem situations, students experience daily in their lives, makes learning more attractive features content for students and the result of the most satisfying teaching-learning process for both involved , teachers and students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectEnergia elétricaeng
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectFunção do 1° graupor
dc.subjectMatemática e situações problemaspor
dc.titleResolvendo problemas de matemática a partir do tema energia elétricapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o resultado da aplicação de aulas inéditas desenvolvidas em uma Escola Estadual de Educação Básica, no município de Alvorada-RS, com alunos do 1º Ano do Ensino Médio, sobre problemas de matemática a partir do tema energia elétrica, contextualizado o conteúdo das funções de 1° Grau, trazendo um questionamento amplo sobre a questão da energia elétrica em nosso país. Abordando as fontes e recursos de energia disponíveis e mais utilizadas, a questão ambiental, o cálculo, através do estudo das funções, da fatura de energia elétrica da concessionária que fornece a energia na cidade, o consumo consciente, os aumentos que a energia elétrica sofreu no último ano de 2015 e medidas para a redução da fatura de energia em meio à crise que vem abalando a estrutura financeira das famílias brasileiras. Após o estudo fica evidente que a matemática contextualizada a partir de situações problemas, que os alunos vivenciam diariamente em sua vida, torna a aprendizagem do conteúdo de funções mais atrativa para os alunos e o resultado do processo ensino e aprendizagem mais satisfatório para ambos os envolvidos, professores e alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto