O gestor e as relações interpessoais
Resumo
Este trabalho tem por objetivo abordar descrições básicas a respeito da conduta do gestor educacional em relação aos demais colaboradores da escola, permitindo uma reflexão sobre a repercussão da gestão democrática frente à motivação e relacionamento interpessoal dos profissionais da educação da rede municipal de Salvador do Sul/RS. A motivação foi discutir como as relações interpessoais influenciam nas relações de trabalho vivenciadas no ambiente escolar e analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente de trabalho no qual prevaleça relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional, bem como o papel do gestor educacional como mediador e organizador deste contexto. Numa retrospectiva histórica sabe-se que a gestão democrática, participativa, ainda está em processo de construção no âmbito escolar, para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica com estudiosos da área e uma pesquisa de campo com os profissionais da educação para analisar a situação de uma escola municipal frente às questões das relações interpessoais, a motivação e o papel do gestor neste processo. Sabe-se que as atitudes dos profissionais que atuam em uma instituição de ensino estão diretamente envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, pois estão ligadas ao comportamento de cada indivíduo. Neste sentido é necessário lançar-se na busca de novas leituras, (re) construções de conceitos e alternativas para melhorar as relações interpessoais e a motivação da equipe escolar, pois o sucesso escolar e a qualidade de ensino estão diretamente relacionados ao clima existente no ambiente escolar, ou seja: depende muito do papel do gestor na mediação das relações interpessoais e da motivação de todos os envolvidos com a prática educativa.
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