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dc.contributor.advisorCardoso, Claire Delfini Viana
dc.creatorLöff, Maria de Lourdes
dc.date.accessioned2017-09-12T14:04:23Z
dc.date.available2017-09-12T14:04:23Z
dc.date.issued2016-08-25
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11650
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work aims to show the readers basic descriptions about the conduct of an educational manager in relation to other employees of the school, allowing a reflection on the impact of democratic management facing motivation and interpersonal relationship of professional education of a municipal school called Salvador do Sul / RS. The motivation to develop this present research was to discuss how interpersonal relationships influence the working practices within the school environment and analyze the factors that may foster a work environment in which interpersonal relationships take precedence over humane and fair, emphasizing respect on socio-cultural diversity of all involved in the educational process and the role of mediator as educational manager and organizer of this context. In a historical retrospective It is known that the democratic and participatory management, is still under construction in the school environment. Then, It was conducted a literature research with scholars from the field and a field research with education professionals to analyze the situation of a municipal school facing the issues of interpersonal relations, motivation and the manager's role in this process. It is known that the attitudes of professionals that work in an educational institution are directly involved in the teaching and learning process because they are linked to the behavior of each individual. In this way it is necessary to embark on the search for new readings, (re) constructions of concepts and alternatives to improve interpersonal relations and motivation of school staff. This is because the school success and quality education are directly related to the prevailing environment in the school environment, it means: it depends largely on the manager's role in the mediation of interpersonal relations and motivation of all involved with the educational practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectRelacionamento interpessoalpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectDemocraticeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectInterpersonal relationshipeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectLeadershipeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleO gestor e as relações interpessoaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo abordar descrições básicas a respeito da conduta do gestor educacional em relação aos demais colaboradores da escola, permitindo uma reflexão sobre a repercussão da gestão democrática frente à motivação e relacionamento interpessoal dos profissionais da educação da rede municipal de Salvador do Sul/RS. A motivação foi discutir como as relações interpessoais influenciam nas relações de trabalho vivenciadas no ambiente escolar e analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente de trabalho no qual prevaleça relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional, bem como o papel do gestor educacional como mediador e organizador deste contexto. Numa retrospectiva histórica sabe-se que a gestão democrática, participativa, ainda está em processo de construção no âmbito escolar, para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica com estudiosos da área e uma pesquisa de campo com os profissionais da educação para analisar a situação de uma escola municipal frente às questões das relações interpessoais, a motivação e o papel do gestor neste processo. Sabe-se que as atitudes dos profissionais que atuam em uma instituição de ensino estão diretamente envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, pois estão ligadas ao comportamento de cada indivíduo. Neste sentido é necessário lançar-se na busca de novas leituras, (re) construções de conceitos e alternativas para melhorar as relações interpessoais e a motivação da equipe escolar, pois o sucesso escolar e a qualidade de ensino estão diretamente relacionados ao clima existente no ambiente escolar, ou seja: depende muito do papel do gestor na mediação das relações interpessoais e da motivação de todos os envolvidos com a prática educativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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