Estudo da eficiência energética pneumática no sistema de abertura de portas de veículos de transporte de passageiros "ônibus"
Resumo
Na pneumática, o caminho para uma maior eficiência energética vai de uma cuidadosa engenharia para configurar as soluções baseadas nas necessidades reais, à implementação consistente das metas de eficiência energética nas aplicações. O objetivo geral deste trabalho é realizar um estudo de oportunidades de melhorias nos circuitos de ar comprimido, nos ônibus de uma empresa de Novo Hamburgo, a fim de proporcionar ganhos em eficiência energética e disponibilidade operacional dos equipamentos dos ônibus evitando o desperdício de energia pneumática nos componentes pneumáticos. O uso da energia pneumática talvez seja uma das aplicações mais comuns nos ônibus e apesar de tão comum, poucas atentam para o fato do desperdício de energia que pode existir em função do uso inadequado, já que no ônibus o ar comprimido não é só utilizado em abrir e fechar portas. Este assunto tem grande relevância, pois a forma de tratamento do ar comprimido, tanto na sua geração e em sua rede de atuação quanto no seu consumo, tem um impacto imediato na conservação dos equipamentos e o envolvimento de mão-de-obra reflete automaticamente no financeiro da indústria, em vista disso deve ser usada de maneira correta e racional. Assim a proposta feita neste trabalho de um "checklist" para a detecção de vazamentos nos circuitos pneumáticos vem a contribuir para a redução do desperdício energético e que compromete o desempenho dos veículos.
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