dc.contributor.advisor | Duarte, Gustavo de Oliveira | |
dc.creator | Kronbauer, Carla Prado | |
dc.date.accessioned | 2017-09-18T15:33:54Z | |
dc.date.available | 2017-09-18T15:33:54Z | |
dc.date.issued | 2015-02-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11694 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, Brasil, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study was part of the Graduate Distance Program of the Sports and
Physical Education Center, Federal University of Santa Maria and aimed to analyze
the perception of teachers' Early Years of primary school, about the practice of
Fitness with children. This research is justified by the importance of physical
education to develop the building of the student as a whole in the teaching-learning
process in the school setting. The methodological approaches that have been
adopted followed the assumptions of qualitative approach of a case study. The field
of study was the Primary Education State School Marieta D'Ambrose, the city of
Santa Maria, with information collected through a semi-structured questionnaire
made with teachers of the Early Years of elementary school, said school. To interpret
the information collected was used content analysis. We conclude that the degree
courses are characterized by elements that influence whether or not the quality of the
actions of future teachers, and that for the teachers participating in this study, the
knowledge about the area of Physical Education, the initial training course, were
obtained mainly through the discipline of Teaching Physical Education. With respect
to continuing education, the teachers care about this and are going in search of this
continuing education in order to obtain and / or update their knowledge/knowledge of
the area of Physical Education, therefore, show the importance of the practice of
physical education, as that perform with students. Yet, in carrying out activities
related to physical education, teachers feel the need to change and improvisations,
and perform reflections, subsequent to these activities. Finally, the teachers perceive
a list of activities of Physical Education, with the student's performance in the process
of teaching and learning in other areas of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Reflexividade | por |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Early years | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Reflexivity | eng |
dc.title | Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças | por |
dc.title.alternative | Perceptions of teachers early years of elementary education on physical education practice with children | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo está inserido no Programa de Pós-Graduação à Distância, do
Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal de Santa Maria e
teve como objetivo analisar qual a percepção, de professores dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, a respeito da prática de Educação Física com as crianças.
Esta pesquisa justifica-se pela importância de a Educação Física privilegiar a
formação do aluno como um todo no processo de ensino-aprendizagem em âmbito
escolar. Os caminhos metodológicos que foram adotados seguiram os pressupostos
da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi a Escola
Estadual de Ensino Fundamental Marieta D‟Ambrósio, da cidade de Santa Maria,
com as informações coletadas através de um questionário semi-estruturado feito
com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da referida escola. Para
interpretar as informações coletadas utilizou-se a análise de conteúdo. Concluímos
que os cursos de Licenciatura estão caracterizados por elementos que influenciam
ou não na qualidade das ações dos futuros professores, e que, para as professoras,
participantes deste estudo, os conhecimentos a respeito da área de Educação
Física, no curso de formação inicial, foram obtidos, principalmente através da
disciplina de Didática da Educação Física. A respeito da formação continuada, as
professoras se preocupam com isto e estão indo em busca desta educação
permanente a fim de obterem e/ou atualizarem os conhecimentos/saberes da área
da Educação Física, pois, evidenciam a importância da prática de Educação Física,
já que a realizam com os alunos. Ainda, durante a realização das atividades,
relacionadas à Educação Física, as professoras sentem necessidade de
modificações e improvisações, e, realizam reflexões, posteriormente à estas
atividades. Enfim, as professoras percebem uma relação das atividades de
Educação Física, com o desempenho do aluno no processo de ensino e
aprendizagem nas outras áreas de conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |