Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na educação básica
Resumo
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como a formação musical de um professor de música incide em suas práticas docentes na educação básica. Tal pesquisa foi delineada a partir de dois objetivos específicos: a) Identificar experiências formativas com a música e com a docência nas histórias de vida dos professores de música (egressos do curso de Música – Licenciatura Plena da UFSM) participantes da pesquisa; e b) Promover diálogos entre as formações e as atuações de professores de música na educação básica. Os dados foram produzidos nas narrativas orais de histórias de vida de professores (ABRAHÃO, 2004; JOSSO, 2008; NÓVOA, 1992; OLIVEIRA, 2001; 2016; PERES, 2012; SOUZA, 2006), traçando caminhos entre memórias musicais, e entre a relação dos participantes com a música e o ensino da música. Por meio de uma abordagem (auto)biográfica, foram pontuados os conhecimentos resultantes de suas experiências enquanto alunos de instrumentos e música, promovendo diálogos entre estas memórias e as formações e atuações docentes. Em decorrência desta inserção dos participantes na compreensão de suas próprias formações, o desenvolvimento da investigação foi caracterizado enquanto pesquisa-formação (JOSSO, 2010), desencadeando processos de conscientização do professor sobre as experiências formativas vivenciadas. Nos diálogos entre os participantes, foram revelados conhecimentos na formação e identificadas periodizações e momentos cruciais (JOSSO 2004; 2010) em temáticas como: herança pedagógica (OLIVEIRA; PERES, 2011; ARROYO, 2012), reflexos de professores em suas práticas (ARROYO, 2013); aula a partir do aluno e experiências com o ensino da música (SOUZA, 2008; SUBTIL, 2007; 2005; LOURO, 2008; DEWEY, 2011; PEREIRA, 2014,) discutindo as relações das crianças com a música (RAMOS, 2002; PONSO, 2011; PEDRINI 2013; WERLE, 2015); discussões sobre a universidade e relações com a prática (MATEIRO, 2009; 2003; PENNA, 2010). A análise horizontal/comparativa (BOLÍVAR; DOMINGO; FERNÁNDEZ, 2001) resultou em dois diálogos transversais: 1. O tempo na autoformação (NÓVOA, 2009; JOSSO, 2010; 2006; 2004); e 2. Perfil do professor de música: um projeto em construção (JOSSO, 2007; 2004). Espero, com esta pesquisa, ampliar a concepção sobre a formação do professor de música atuante na educação básica, integrando experiências de vida, relacionadas ao ensino e à música, às suas docências.
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