dc.contributor.advisor | Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares | |
dc.creator | Silva, Emilyn Borba da | |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T13:41:12Z | |
dc.date.available | 2017-09-19T13:41:12Z | |
dc.date.issued | 2014-07-09 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11699 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Reabilitação Físico-Motora, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The labor causes the individual to feel useful, productive and valued. However, labor
activity associated with injuries due to unsuitable conditions for work, awkward
postures and performing repetitive movements. Among the major new organizations
related to occupational diseases, are the repetitive strain injuries / work-related
musculoskeletal disorders (RSI / WMSD). The characteristics of teaching form a
network of factors that can result in pains in upper limbs. Occurrences of pains
associated with disabling injuries may hinder the achievement of functional activities
in daily life influencing quality of life. This research aimed to identify the incidence of
musculoskeletal pains in upper limbs teachers. As an instrument for data collection
was used socio-demographic interview and assessment of disorders of the shoulder,
arm and hand (DASH). The research is characterized as a cross-sectional study. The
Shapiro-Wilk test was used to verify the normality of the data, the Spearman
correlation (p) was applied to the data with asymmetric distribution and the rate of
alpha error of 5% (P <0.05) considered significant. The results of this research show
that there is high prevalence of upper limb pain syndrome in teachers, which may be
associated with various factors of job execution of this class. The pains submitted
interfered in the functional activities of these workers, impaired quality of life and
labor. Thus it is understood that the results presented were relevant to the teaching
category, it was possible to alert them and guide them as RSI / WMSD and discuss
possible preventive measures. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atividades cotidianas | por |
dc.subject | Extremidade superior | por |
dc.subject | Saúde do trabalhador | por |
dc.subject | Transtornos traumáticos cumulativos | por |
dc.subject | Activities of daily living | eng |
dc.subject | Upper extremity | eng |
dc.subject | Occupational health | eng |
dc.subject | Cumulative trauma disorders | eng |
dc.title | Análise funcional de membros superiores em professores com síndrome dolorosa | por |
dc.title.alternative | Functional analysis of superior members pain syndrome with teachers in | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Reabilitação Físico-Motora | por |
dc.description.resumo | O labor faz com que o indivíduo se sinta útil, produtivo e valorizado. No entanto, a
atividade laboral está associada a lesões devido a condições impróprias para o
trabalho, a posturas inadequadas e à realização de movimentos repetitivos. Dentre
as principais doenças relacionadas às novas organizações de trabalho, estão as
lesões por esforços repetitivos/doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho
(LER/DORT). Especificamente no trabalho docente, há uma série de fatores que
podem resultar em algias nos membros superiores. As ocorrências de algias
associadas às lesões incapacitantes podem dificultar a realização das atividades
funcionais no cotidiano, influenciando, assim, a qualidade de vida. Diante disso, esta
pesquisa objetivou identificar a incidência de algias musculoesqueléticas nos
membros superiores em professores. Como instrumento para coleta de dados, foi
utilizada uma entrevista sociodemográfica e o The Arm, Shoulder, And Hand
(DASH). Esta pesquisa se caracteriza por ser um estudo quantitativo e transversal.
Foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, e a
correlação de Spearman (p) foi aplicada nos dados de distribuição assimétrica,
tendo sido considerada significante a taxa de erro alfa de 5% (P<0.05). Os
resultados desta pesquisa evidenciam que há alta prevalência de síndrome dolorosa
nos membros superiores em professores, associada a diversos fatores da execução
do trabalho dessa classe. As algias apresentadas interferiram nas atividades
funcionais desses trabalhadores, prejudicando sua qualidade de vida. Assim,
entende-se que os resultados apresentados foram relevantes para a categoria
docente, pois permitiu alertá-los e orientá-los quanto às LER/DORT e discutir
possíveis medidas de prevenção. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |