dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Rech, Sinéia Donisete Bellini | |
dc.date.accessioned | 2017-09-21T13:41:33Z | |
dc.date.available | 2017-09-21T13:41:33Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11715 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The Law of Directives and Bases of National Education No 9394/96 , laid the foundations of democratic management to promote exercise of citizenship. With that enables the practice of participative management . The School Boards arise as a way of putting into practice democratic management , that is, the opportunity to democratize the school management in their administrative , political and pedagogical aspects , and is therefore the most significant room for the exercise of democracy , as the school community is represented there . This is because teachers, parents , students and staff , School Board members , participate in activities at school , contributing to the improvement of the aspects of interest in the same , both physical , economic and educational , since this action has a collective nature , relying on the joint participation of all participants in the Council . This work has the interest to verify the performance of School Boards in schools in the city of Seven Passes . The main objective was to investigate how the performance of school boards contributes to the consolidation of democratic management in local schools , leading to a reflection on aspects of decentralization and supervisory activities . The methodology used in this study was a case study with a questionnaire . The study indicates that in Alfa school the school board has a recognized presence and the school has improved since its introduction . However the Delta school, still needs more directly involved board members in decision making . The democratic management is to promote greater coordination among the counselors and the school community to participate more actively. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Atuação | por |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Performance | eng |
dc.subject | School board | eng |
dc.title | Gestão democrática na atuação dos conselhos escolares no município de Passa Sete - RS: um estudo de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, estabeleceu as bases da gestão democrática com estímulo ao exercício da cidadania. Com isso possibilita a prática de uma gestão participativa. Os Conselhos Escolares surgem como uma forma de colocar em prática a gestão democrática, ou seja, é a oportunidade de democratizar a gestão da escola em seus aspectos administrativo-político-pedagógico, sendo, portanto, o espaço mais significativo para o exercício da democracia, visto que a comunidade escolar está ali representada. Isto porque, professores, pais, alunos e funcionários, membros do Conselho Escolar, participam das atividades desenvolvidas na escola, contribuindo para o melhoramento dos aspectos de interesse da mesma, tanto físicos, econômicos e pedagógicos, uma vez que essa ação tem caráter coletivo, contando com a participação conjunta de todos os participantes do Conselho. Este trabalho tem como interesse verificar a atuação dos Conselhos Escolares nas escolas do município de Passa Sete. O objetivo principal foi investigar como a atuação dos conselhos escolares contribui para a consolidação da gestão democrática nas escolas do município, levando a uma reflexão nos aspectos de atuação descentralizadora e fiscalizadora. A metodologia aplicada neste trabalho foi um estudo de caso, com aplicação de questionário. O estudo indica que na escola Alfa o conselho escolar apresenta uma atuação reconhecida e a escola melhorou após sua implantação. Entretanto a escola Delta, ainda precisa envolver mais diretamente os membros do conselho nas tomadas de decisões. A gestão democrática consiste em promover maior articulação entre os conselheiros e comunidade escolar para uma participação mais ativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |