Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por título
Itens para a visualização no momento 70-87 of 87
-
O processo avaliativo de alunos com e sem diagnóstico de deficiência
(2019)O objetivo dessa pesquisa constitui-se em compreender o processo de avaliação realizado pelo professor de Educação Especial do aluno com deficiência, e quais estratégias são utilizadas para tal.Para realizar esta pesquisa ... -
Produções culturais surdas acessíveis na web
(2017-12-14)Este trabalho é constituído a partir das análises acerca de artefatos culturais disponíveis na web pelas comunidades surdas brasileiras. A investigação buscou responder a seguinte problemática de pesquisa: Podemos construir ... -
Os programas governamentais de incentivo à primeira infância e seus efeitos para uma criança com autismo
(2022-02-15)No Brasil, em 2006, foi criado o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, no ano de 2016, inspirado no PIM, o Governo Federal criou o Programa Criança Feliz ... -
A promoção de interações sociais para jovens e adultos com deficiência intelectual no contexto da escola especial
(2017-12-07)Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida a Escola Especial Jandira Tolentino constitui-se como um espaço que promove interações sociais significativas para três alunos adultos com deficiência intelectual. Para ... -
Proposta das práticas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria - RS frente às políticas de inclusão do aluno surdo
(2017-01-10)A presente pesquisa volta-se para uma análise de como a SMED (Secretaria Municipal de Educação)de Santa Maria-RS está preparada e organizada em relação à inclusão de surdos no espaço das escolas regulares do município e ... -
O que mudou na produção na produção acadêmica acerca da pessoa com deficiência após a lei brasileira de inclusão?
(2022-08-17)Toda mudança na legislação relacionada as pessoas com deficiência, subentende-se que provém de uma longa caminhada em busca da equidade social entre as minorias. Isto posto buscou-se por meio desta pesquisa analisar o que ... -
As redes de significados (teoria e prática) que vem produzindo o trabalho pedagógico do professor de Educação Especial nas escolas inclusivas
(2014-12-15)O presente trabalho de conclusão curso - As redes de significados (teoria e prática) que vem produzindo o trabalho pedagógico do professor de educação especial nas escolas inclusivas, visa apresentar um estudo a partir ... -
Reflexões sobre a constituição da docência na escola contemporânea
(2023-02-03)O presente estudo objetiva realizar reflexões sobre a constituição da docência, mais especificamente considerando a configuração da escola contemporânea. Nesse âmbito, buscou-se fazer reflexões sobre a constituição da ... -
Reflexões sobre a presença de profissionais de apoio/monitores em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS
(2018)O presente estudo tem como objetivo geral conhecer e analisar a atuação de profissionais de apoio/monitores no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria- RS. Como objetivos específicos, ... -
A robótica educacional como construção do conhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação
(2023-02-09)A presente pesquisa tem por objeto de estudo o tema Robótica como construção da aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assunto que desafia muitas escolas a conhecerem e optarem por essa ferramenta ... -
Sentimentos e sentidos do querer ser professor de educação especial: uma história autobiográfica
(2017-12-19)Este trabalho apresenta um estudo autobiográfico centralizado na história do autor participante deste, articulado com a pesquisa bibliográfica em documentos de âmbito Nacional e institucional da Universidade Federal de ... -
O tempo e o espaço escolar para o aluno qualificado como incluído
(2014-12-15)Este trabalho visa compreender o tempo e o espaço escolar para o aluno qualificado como incluído nas escolas municipais da cidade de Santa Maria/RS. Esse assunto vem me instigando desde que entrei em contato com ... -
Terminologias utilizadas sobre alunos com altas habilidades/superdotação associadas a outra condição
(2023-01-31)O presente trabalho teve como objetivo analisar estudos científicos que abordem sobre alunos com altas habilidades/superdotação associada a uma deficiência ou transtorno, procurando compreender as terminologias utilizadas. ... -
O trabalho colaborativo entre a educação física e a educação especial no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual
(2022-09-13)A inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade está cada vez mais relevante, visto que esse público se apresenta de maneira numerosa em nossa população. Neste trabalho, iremos colocar em evidencia a deficiência ... -
Trabalho e ensino colaborativo nas escolas brasileiras: um mapeamento por meio de uma revisão sistemática
(2022-08-19)A literatura especializada no assunto considera que o trabalho e ensino colaborativo poderão contribuir de formas diversas no processo de aprendizagem dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou necessidades ... -
Transtornos específicos da aprendizagem e o atendimento educacional especializado: uma polêmica na área da educação especial
(2017-12-20)Este trabalho apresenta um estudo que teve o objetivo de conhecer as percepções dos professores de educação especial em relação aos alunos com transtornos específicos da aprendizagem no contexto do atendimento educacional ... -
O uso do computador como ferramenta de ensino para alunos(as) com deficiência Intelectual não alfabetizados
(2023-12-15)O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do computador como ferramenta de ensino para alunos com deficiência intelectual não alfabetizados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando referências teóricas ... -
A utilização de aplicativos como estímulo à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na educação infantil
(2019)A educação inclusiva, a partir da implantação da Política Nacional de Educação Especial, tem apontado para a necessidade de utilização de novos recursos e metodologias para o estímulo, desenvolvimento e aprendizagem dos ...