dc.contributor.advisor | Rosa, Rosane | |
dc.creator | Rech, Aline Pereira de Arruda | |
dc.date.accessioned | 2017-09-25T13:07:38Z | |
dc.date.available | 2017-09-25T13:07:38Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11740 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This article aims to evaluate the technological mediation in Physiotherapy teaching through a learning object for pulmonary auscultation. Therefore, we opted for a bibliographic review on issues of technological mediation and Physiotherapy teaching. Moreover, we performed an exploratory research with qualitative and quantitative approach through a questionnaire with open and closed questions to undergraduate students of the sixth semester of Physiotherapy from a Higher Education Institution in the city of Santa Maria, Brazil. The research showed that inserting learning objects contributes to the improvement of the educational process, enabling to visualize the content worked in a practical way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mediação tecnológica | por |
dc.subject | Ensino de fisioterapia | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Technology mediation | eng |
dc.subject | Physiotherapy teaching | eng |
dc.subject | Learning objects | eng |
dc.title | Mediação tecnológica no ensino da fisioterapia: objeto de aprendizagem para a ausculta pulmonar | por |
dc.title.alternative | Technological mediation in physical therapy teaching: learning object for pulmonary auscultation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | O objetivo central desta pesquisa é avaliar a mediação tecnológica no ensino de Fisioterapia por meio de um objeto de aprendizado para a ausculta pulmonar. Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica sobre as temáticas de mediação tecnológica e ensino de Fisioterapia. Além disso, faz-se uma pesquisa do tipo exploratória com enfoque quali-quantitativo por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos acadêmicos do sexto semestre do curso de Bacharelado em Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Santa Maria, Brasil. A pesquisa evidenciou que a inserção de objetos de aprendizagem contribui para a melhoria do processo educativo, possibilitando a visualização, na prática, do conteúdo trabalhado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |