dc.contributor.advisor | Rosa, Rosane | |
dc.creator | Brum, Luciane da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2017-09-25T13:14:56Z | |
dc.date.available | 2017-09-25T13:14:56Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11741 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino médio inovador | por |
dc.subject | Educomunicação | por |
dc.subject | Mediação tecnológica | por |
dc.subject | Protagonismo juvenil | por |
dc.title | O programa ensino médio inovador na perspectiva da educomunicação: estudo de caso da Escola Estadual de Educação Básica Eduardo Lopes da Rosa - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultante dos estudos realizados no Curso de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, e tem por objetivo principal investigar o processo de desenvolvimento do programa Ensino Médio Inovador e mais especificamente, a mediação tecnológica na Escola Estadual de Educação Básica Eduardo Lopes da Rosa. A base teórica fundamenta-se principalmente nas Reflexões sobre o Ensino Integral e Reformulação no Ensino Médio e na epistemologia da Educomunicação e da Mediação Tecnológica (SOARES, 2002;2011; MEC 2009; MOLL, 2012). Como opção metodologia optou-se pela pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e aplicação de questionários. O estudo evidenciou que a mediação tecnológica contribui para o processo de formação dos educandos, estimulando a participação e colaboração, o estreitamento dos laços professor-aluno e a expressão comunicativa dos sujeitos, possibilitando o protagonismo juvenil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |