Gestão escolar e as relações interpessoais em escolas de educação infantil
Abstract
As pessoas são seres sociais que necessitam estar em constante interação com seus semelhantes. São elas que formam o ambiente escolar, que possuem cultura e valores diferentes, fatores estes que acabam interferindo diretamente nessas relações. Essas diferenças é que acabam gerando muitas vezes os conflitos e dificultam o trabalho em equipe. Por isso faz-se necessário analisar a formação e as relações interpessoais de gestores e professores diante de conflitos ocasionados por problemas de relacionamento nas Escolas Municipais de Educação Infantil no município de Soledade/RS. Cabe ao gestor através de ações garantir de forma democrática que os objetivos estabelecidos sejam alcançados e os conflitos reduzidos ou eliminados, é ele quem deve mediar ás relações interpessoais dentro do ambiente escolar, por ser o principal articulador e incentivador do trabalho da equipe, visando relações de qualidade. Para a concretização desse estudo foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com a elaboração de um referencial a partir da pesquisa bibliográfica, e confecção e aplicação de questionários a gestores e professores das escolas de educação infantil do município. Após a análise dos mesmos pode-se concluir que é necessário ao gestor ser ético, preservar valores, agir como líder, melhorar a comunicação garantindo uma efetivação da mesma. Também precisa ter mais clareza no repasse de informações, organizando o tempo para que todos possam se pronunciar nas reuniões zelando pela unidade da equipe, para que sejam minimizadas o mais possível os conflitos dentro do ambiente escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: