dc.contributor.advisor | Azeredo, Marta Roseli de | |
dc.creator | Giongo, Daniela Barth | |
dc.date.accessioned | 2017-10-02T11:27:12Z | |
dc.date.available | 2017-10-02T11:27:12Z | |
dc.date.issued | 2014-12-05 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11778 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestores | por |
dc.subject | Educação infantil | eng |
dc.title | Análise sobre a gestão democrática em uma escola de educação infantil em Selbach/RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a Gestão Democrática em uma escola de educação infantil, no município de Selbach. Nesse sentido a pergunta orientadora da pesquisa realizada foi: De acordo com os professores e equipe gestora existe gestão democrática na escola? Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo geral: Analisar como a gestão escolar está sendo desenvolvida a fim de identificar se esta se constitui como uma gestão democrática. Os objetivos específicos foram: verificar se o trabalho desenvolvido pela equipe gestora apresenta características democráticas, descrevendo a forma como a gestão escolar atua com os professores referentes às tomadas de decisões como também no decorrer do processo do desenvolvimento das atividades escolares. Desse modo, utilizou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo, tendo como instrumento de coletas de dados a elaboração de uma entrevista em forma de questionário com 05 (cinco) questões abertas destinadas a 02 (dois) professores, a diretora e coordenadora pedagógica. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que como é uma escola municipal, uma das hipóteses da dificuldade de implementar a gestão democrática esteja diretamente ligada à forma como acontece à gestão educacional do município. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |