dc.contributor.advisor | Drabach, Nadia Pedrotti | |
dc.creator | Dotto, Sônia Mariza da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-10-02T12:57:23Z | |
dc.date.available | 2017-10-02T12:57:23Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11782 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | To the changes that have established in the context of education systems, it is necessary to reflect on the management of full-time education, their prospects and challenges in order to understand how the spaces are gestated and time in a field school. In this sense, this research discusses the challenges, possibilities and perspectives of management education full-time, through the More Education Program, created by the Federal Government As the LDB, Law 9394/96, article 34, paragraph two. Therefore, we present the historicity school full time in Brazil and legal devices that support it; was identified and characterized the political and administrative organization of schools and teaching full time and the importance of management; and even some thoughts about the challenges and possibilities of management in full time education at a school camp in the municipality of Alegrete the light of empirical data obtained through interviews. For both leaned on a qualitative approach, and the strategy used was the case study, using a questionnaire. Among the established relationships between theory, we emphasize the role of the manager and the addition of time students stay in school, presents the possibility of extra time with the qualification to improve the performance of both students and teachers in teaching / learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação no campo | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Tempo integral | por |
dc.subject | Education in the camp | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Full time | eng |
dc.title | Desafios, possibilidades e perspectivas da gestão na educação em tempo integral em uma escola do campo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Frente às mudanças que se instauraram no contexto dos sistemas de ensino, faz-se necessário refletir sobre a gestão da educação em tempo integral, suas perspectivas e desafios a fim de compreender como são geridos os espaços e o tempo em uma escola do campo. Nesse sentido, esta pesquisa problematiza os desafios, possibilidades e perspectivas da gestão na educação em tempo integral, por meio do Programa Mais Educação, criado pelo Governo Federal, conforme a LDB, Lei 9394/96, em seu artigo 34, parágrafo segundo. Diante disso, apresenta-se a historicidade da escola de tempo integral no Brasil e os dispositivos legais que a sustentam; foi identificado e caracterizado a organização político-administrativa e pedagógica das escolas em tempo integral e a importância da gestão; e ainda foram realizadas algumas considerações acerca dos desafios e possibilidades da gestão na educação em tempo integral em uma escola do campo no município de Alegrete à luz dos dados empíricos obtidos através de entrevistas. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, e a estratégia utilizada foi o estudo de caso, através de questionário. Dentre as relações estabelecidas entre a teoria, podemos ressaltar o papel do gestor e o acréscimo do tempo de permanência dos alunos na escola, apresenta-se a possibilidade de acréscimo do tempo com a qualificação para melhorar o desempenho tanto dos alunos como dos professores no ensino/aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |