dc.contributor.advisor | Winck, Ana Trindade | |
dc.creator | Zanon, Valdirene dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-10-05T14:40:58Z | |
dc.date.available | 2017-10-05T14:40:58Z | |
dc.date.issued | 2014-12-20 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11810 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This article has as basic foundation a deeper study about using the hipertext as a
support tool in the teaching – learning process. As it is an element of current technology, it
can become more attractive to young people because it uses informatics and communication
resources to which they are already familiar, because the technology is part of the everyday
life for most young people nowadays. The goal is to verifying if the update of this nonlinear
resource of information can make the process of building and knowledge more efficient and
so enabling a meaningful and contextualized learning. For this it was necessary literature
reviews on the subject matter and, thereafter the activities were performed in classroom and in
the computer lab to collect data which gave subsidies to the final considerations of this article.
Analyzing the same, one can see that young people really interact better when they use the
computer as a source of research and reading, and that the hypertext format is more dynamic
and contributes significantly to the contextualized understanding, that is what we aim in the
teaching – learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Hipertexto | por |
dc.subject | Educação tecnológica | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Hypertext | eng |
dc.subject | Technological education | eng |
dc.subject | Teaching – learning | eng |
dc.title | A utilização do hipertexto como ferramenta na construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem em arte | por |
dc.title.alternative | The use of the hipertext as a tool in the knowledge Construction in the process of art teaching - learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Faxinal do Soturno, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como fundamento básico um estudo mais aprofundado sobre a
utilização do hipertexto como uma ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.
Por tratar-se de um elemento da tecnologia atual, pode tornar-se mais atrativo aos jovens, pois
utiliza recursos da informática e da comunicação, aos quais os mesmos já se encontram
familiarizados, pois a tecnologia faz parte do cotidiano da maioria dos jovens atualmente. O
objetivo é verificar se a utilização deste recurso não linear de fonte de pesquisa e informações
pode tornar mais eficaz o processo de construção do conhecimento, possibilitando uma
aprendizagem mais significativa e contextualizada. Para isso foram necessárias revisões
bibliográficas sobre o assunto abordado e, a partir de então foram realizadas as atividades em
sala de aula e no laboratório de informática para coleta dos dados que deram subsidio as
considerações finais deste artigo. Analisando os mesmos, pode-se perceber que realmente os
jovens interagem melhor quando se utiliza o computador como fonte de pesquisa e leitura e,
que, o formato de hipertexto é mais dinâmico e contribui de forma mais significativa para o
entendimento contextualizado, que é o que se almeja no processo de aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |