Som e movimento: a expressão corporal de alunos do berçário II através do uso das mídias rádio, tv e vídeo
Abstract
Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos relacionados à expressão corporal, no que tange a sons e movimentos produzidos através do uso e produção das mídias rádio e TV e vídeo, como ferramentas de apoio pedagógico junto a alu-nos do berçário II de uma escola municipal da cidade de Cachoeira do Sul do Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade, buscou-se referencial teórico sobre o uso peda-gógico destas mídias e a proposição de atividades desafiadoras envolvendo a produ-ção sonora e o desenvolvimento cognitivo e motor dos bebês. A pesquisa realizada buscou investigar as implicações na expressão corporal dos bebês que interagem com as mídias estudadas (rádio e TV e vídeo). O objetivo deste trabalho consistiu na escuta, visualização e produção sonora das crianças do berçário II, através da intera-ção com objetos sonoros, músicas, vídeos assistidos e gravados dos próprios sons e movimentos do corpo do bebê. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter explora-tório. A principal conclusão extraída diz respeito à importância de proporcionar aos alunos de Berçário momentos de experimentação de movimentos e sons criados a partir do próprio corpo dentro da rotina escolar na educação infantil, desenvolvimen-to da linguagem e as implicações positivas no desenvolvimento integral dos alunos dessa faixa etária.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: