dc.contributor.advisor | Günther, Maria Cecília Camargo | |
dc.creator | Costa, Thais Machado | |
dc.date.accessioned | 2017-10-16T11:40:57Z | |
dc.date.available | 2017-10-16T11:40:57Z | |
dc.date.issued | 2014-08-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11847 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Processo formativo | por |
dc.subject | PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) | por |
dc.subject | Cultura esportiva da escola | por |
dc.subject | Formação de professores de educação física | por |
dc.title | PIBID/Cultura esportiva da escola: o processo formativo de bolsista em educação física | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O estudo aqui apresentado teve como objetivo compreender a repercussão da participação dos acadêmicos do CEFD da UFSM no subprojeto Cultura Esportiva da Escola, pertencente ao PIBID. A pesquisa teve como grupo alvo acadêmicos do curso de Educação Física – Licenciatura, da UFSM. Para tanto foi utilizado como critérios de inclusão os memoriais escritos entre os anos de 2010 e 2012. Após a análise e interpretação dos memoriais optou-se por transformar os objetivos específicos em categorias: a) Motivo pelo qual os acadêmicos de Educação Física, buscaram o subprojeto. Onde identificamos entre os motivos o interesse em estar próximo a escola e o valor destinado a bolsa; b) No processo de inserção na escola destacamos dois blocos um relacionado à ausência de experiência e bagagem geradas pela e na docência, e outra acarretadas pela complexidade que envolve a atuação de um professor nos dias atuais; c) Em relação ao PIBID e o curso de formação inicial (FI) podemos inferir que o PIBID está somando a FI dos bolsistas do subprojeto, pois além de aproximar os estudantes da escola, amplia a gama de conhecimentos a fim de que os mesmos sejam capazes de articular os conhecimentos apreendidos nos cursos de graduação e as experiências extracurriculares. d) Dentre as experiências elaboradas a partir do PIBID, destacamos a dedicação de 20 horas semanais e a exigência na elaboração dos planejamentos. Portanto entendemos que o subprojeto estudado está colaborando no processo formativo dos envolvidos, mas ressaltamos que essas vivências não substituem os conhecimentos apreendidos nas disciplinas curriculares, mas que possam ser somadas a elas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |