Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDegrandi, José Odim
dc.creatorZanelatto, Elisângela Mara
dc.date.accessioned2017-10-16T14:37:54Z
dc.date.available2017-10-16T14:37:54Z
dc.date.issued2014-08-22
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11863
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study presents the scenario of continuing health education, seeking to emphasize its importance and also the challenges that are encountered by the actors within the Regional Center for Education in Public Health (NURESC). Aims to know the reality of these nuclei and investigate the actions of continuing education that are offered by them and verify that these devices through continuing education serves as support to health management. For the procedure for exploratory research a semistructured research that has been applied to seven professionals involved in different NURESC Health Coordination in the State of Rio Grande do Sul was held Data express that the actions are proposed for continuing education for professionals municipalities and that these areas are being expanded. It was possible to know the context of action of NURESC's where we observed the development of actions to raise awareness of the practices of this policy can also be extended to municipalities through the creation and strengthening of NUMESC (Municipal Center for Health Education Coletica) allowing an approximation of health workers with this proposal. From the foregoing, one can identify the NURESC shows a device management support, since it is embedded in discussions and action planning and health management, showing itself as an important element for building a model health facing the humanized care.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectGestão em saúdepor
dc.subjectEducação permanente em saúdepor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectHealth managementeng
dc.subjectContinuing health educationeng
dc.titleEducação permanente como dispositivo de apoio a gestãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Camargo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo apresenta o cenário da educação permanente em saúde, buscando enfatizar a sua importância e também os desafios que são encontrados pelos seus atores no âmbito do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva (NURESC). Tem como objetivo conhecer a realidade destes núcleos e investigar as ações de educação permanente que são propostas pelos mesmos bem como verificar se através destes dispositivos a educação permanente serve como apoio à gestão da saúde. Para o procedimento de investigação de caráter exploratório, foi realizada uma pesquisa semiestruturada que foi aplicada a sete profissionais inseridos no NURESC em diferentes Coordenadorias de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados expressam que as ações de educação permanente são propostas para os profissionais dos municípios e que estes espaços estão sendo ampliados. Foi possível conhecer o contexto de atuação dos NURESC´s, e observou-se o desenvolvimento de ações de sensibilização para que as práticas dessa política possam estender-se também aos municípios através da criação e fortalecimento do NUMESC (Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva), possibilitando uma aproximação dos trabalhadores de saúde com esta proposta. A partir do exposto, pode-se identificar que o NURESC se mostra um dispositivo de apoio à gestão, visto que ele está inserido nas discussões e ações de planejamento e gerenciamento de saúde, mostrando-se como um elemento de importância para a construção de um modelo de saúde voltado para o cuidado humanizado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [308]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto