Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorCogo, Janaína Raquel
dc.date.accessioned2017-10-17T11:54:11Z
dc.date.available2017-10-17T11:54:11Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11866
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe study presented in this article has the general objective to know, from a sample, the structure and use of the computer labs of the municipal elementary schools in Santa Rosa, as well as the perceptions of teachers' use of information and communication technologies in today. Likewise, the study focused on encouraging and instigating through sensitization workshops, the acting faculty in schools for laboratories to be used with greater frequency and / or quality. Thus, the survey was conducted through questionnaires with teachers, and awareness workshops in surveyed schools. The survey noted that ICT be used more frequently in the classroom, it is necessary to invest not only in technology infrastructure, but mainly in the training of teachers to use technologies as allies of the teaching and learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectCIT (Communication and Information Technologies)eng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectPublic schoolseng
dc.titleEnsino e aprendizagem na era digital: análise da disponibilidade e utilização de recursos tecnológicos em escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa/RS a partir de oficinas de sensibilização com docentespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO estudo apresentado neste artigo teve como objetivo geral conhecer, a partir de uma amostragem, a estrutura e utilização dos laboratórios de informática das escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa, RS, assim como as percepções dos professores quanto às tecnologias da informação e da comunicação na atualidade. Da mesma forma, o estudo centrou-se em estimular e instigar, através das oficinas de sensibilização, o corpo docente atuante nas escolas para que os laboratórios sejam utilizados com maior frequência e/ou qualidade. Dessa forma, a pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários com os professores, e oficinas de sensibilização nas escolas pesquisadas. A pesquisa observou que para as Tecnologias da Informação e da Comunicação serem utilizadas com maior frequência em sala de aula, é necessário investir não somente em infraestrutura tecnológica, mas principalmente na formação dos professores para que possam utilizar as tecnologias como aliadas do processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto