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dc.creatorCamargo, Renata Gomes
dc.date.accessioned2017-10-17T12:50:53Z
dc.date.available2017-10-17T12:50:53Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11870
dc.description.abstractThe strategies and resources used in speech-language therapy are conducted based on previously objectives and in accordance with patients’ language disorders characteristics. These speech-language strategies and resources can be conducted from the different intelligences frameworks that are established during interventions. In this sense, the present thesis investigates a protocol of speech-language therapy based on the Theory of Multiple Intelligences, in which eight types of intelligences appears as structure of human intellect such as: linguistic, logical-mathematical, kinesthetic-corporal, spatial, musical, naturalistic, interpersonal and intrapersonal. The present work aimed to investigate the access of the multiple intelligences through speech-language therapy in order to develop verbal language (linguistic intelligence). The investigation was followed by a quantitative and qualitative approach. Analysis of content and statistical tests were used to verify the influences of multiple intelligences on the outcomes of the therapies. The sample consisted of 107 patients with language disorders and 62 therapists. Patients were attended at the Speech and Hearing Service of Federal University of Santa Maria. Regarding the characteristics of the patients and the therapists, as well as, the variety of resources and strategies utilized during interventions, it was observed that the discrimination and integration of the eight multiple intelligences in the speech-language therapy has significant implication on levels of linguistic complexity worked and developing communication the patients’.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTerapia da linguagempor
dc.subjectFonoterapiapor
dc.subjectInteligências múltiplaspor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectLanguage therapyeng
dc.subjectSpeech therapyeng
dc.subjectMultiple intelligenceseng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectLanguage and hearing scienceseng
dc.titleAs inteligências múltiplas na terapia fonoaudiológica de linguagempor
dc.title.alternativeThe multiple intelligences in the language therapyeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoAs estratégias e os recursos utilizados na terapia fonoaudiológica são selecionados a partir das características dos pacientes com alteração de linguagem verbal e dos objetivos estabelecidos para o atendimento. Esta seleção e a aplicação dos mesmos podem ser visualizadas a partir da(s) diferente(s) inteligência(s) que é (são) contemplada(s) nas atividades desenvolvidas. Neste sentido, esta tese versa sobre o estudo da terapia fonoaudiológica de linguagem com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, na qual são apresentados oito tipos de inteligências que estão estruturadas no intelecto humano, a saber: linguística, lógico-matemática, cinestésico-corporal, espacial, musical, naturalista, interpessoal e intrapessoal. A investigação teve por objetivo geral investigar a contemplação das oito inteligências na terapia fonoaudiológica sob o ponto de vista do favorecimento do desenvolvimento da linguagem verbal (da inteligência linguística). Seguiu-se a abordagem quanti-qualitativa da pesquisa, com análise de conteúdo e aplicação de testes estatísticos, para verificar a interferência desta contemplação sob os resultados das terapias. A amostra foi composta por 107 pacientes com alteração de linguagem e 62 terapeutas, os quais frequentavam e atuavam, respectivamente, no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico, da Universidade Federal de Santa Maria. Com o estudo desenvolvido nesta tese evidenciou-se que a diferenciação da contemplação das oito inteligências na terapia de linguagem, investigada em relação às características dos pacientes e dos terapeutas e à variedade de recursos e estratégias, tem implicações sobre os resultados obtidos, referentes às habilidades e níveis de complexidade linguística e aos meios de comunicação.por
dc.contributor.advisor1Mezzomo, Carolina Lisbôa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084638267716841por
dc.contributor.referee1Brandão, Ana Paula Barros
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5565558385115699por
dc.contributor.referee2Vidor, Deisi Cristina Gollo Marques
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3577015792465355por
dc.contributor.referee3Souza, Ana Paula Ramos de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7859963389320763por
dc.contributor.referee4Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985515546101901por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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