dc.contributor.advisor | Tiellet, Claudio Afonso Baron | |
dc.creator | Freitas, Leandro Felipe Aguilar | |
dc.date.accessioned | 2017-10-17T13:59:24Z | |
dc.date.available | 2017-10-17T13:59:24Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11874 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | As TIC no contexto escolar do ensino médio: um estudo em escolas da rede pública de Santa Maria - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A expansão do uso de computadores e do acesso à Internet, presenciado nos
últimos anos, evidencia o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC),
as quais influenciam na modificação de hábitos cotidianos de seus usuários. As
transformações atingem o modo como as pessoas se comunicam e interagem, e a
educação não se exclui dessas mudanças. Percebe-se iniciativas de professores
que estão experimentando o uso de recursos provenientes das TIC em suas práticas
pedagógicas. A escola mostra-se tradicional, ainda, em seus métodos de educar,
porém há docentes engajados na inserção das TIC na educação, no intuito de
estreitar as experiências extraclasse dos alunos às atividades escolares. Neste
contexto, o presente trabalho visa à pesquisa sobre o uso destas tecnologias no
âmbito escolar, exemplificando quais recursos os professores estão utilizando, como
estão inserindo em suas práticas, e quais os possíveis desafios e limitações encontrados nestas mudanças. Para isso, utiliza-se de um questionário aplicado a
professores de Ensino Médio de três escolas da rede pública de Santa Maria-RS.
Posteriormente, cinco professores são entrevistados e questionados quanto às
experiências que estão vivenciando no uso das TIC em suas práticas pedagógicas.
Os resultados esclarecem que os professores pesquisados demonstram interesse e
predisposição ao uso de tais tecnologias. Relatam limitações quanto à inserção de
tecnologias, quais recursos estão testando e os resultados obtidos a partir da
prática. Predominantemente, os resultados confirmam que as TIC possibilitam
diversas aplicações nos processos de ensino e aprendizagem, e a resposta dos
alunos é positiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |