Show simple item record

dc.contributor.advisorTiellet, Claudio Afonso Baron
dc.creatorFreitas, Leandro Felipe Aguilar
dc.date.accessioned2017-10-17T13:59:24Z
dc.date.available2017-10-17T13:59:24Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11874
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleAs TIC no contexto escolar do ensino médio: um estudo em escolas da rede pública de Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA expansão do uso de computadores e do acesso à Internet, presenciado nos últimos anos, evidencia o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as quais influenciam na modificação de hábitos cotidianos de seus usuários. As transformações atingem o modo como as pessoas se comunicam e interagem, e a educação não se exclui dessas mudanças. Percebe-se iniciativas de professores que estão experimentando o uso de recursos provenientes das TIC em suas práticas pedagógicas. A escola mostra-se tradicional, ainda, em seus métodos de educar, porém há docentes engajados na inserção das TIC na educação, no intuito de estreitar as experiências extraclasse dos alunos às atividades escolares. Neste contexto, o presente trabalho visa à pesquisa sobre o uso destas tecnologias no âmbito escolar, exemplificando quais recursos os professores estão utilizando, como estão inserindo em suas práticas, e quais os possíveis desafios e limitações encontrados nestas mudanças. Para isso, utiliza-se de um questionário aplicado a professores de Ensino Médio de três escolas da rede pública de Santa Maria-RS. Posteriormente, cinco professores são entrevistados e questionados quanto às experiências que estão vivenciando no uso das TIC em suas práticas pedagógicas. Os resultados esclarecem que os professores pesquisados demonstram interesse e predisposição ao uso de tais tecnologias. Relatam limitações quanto à inserção de tecnologias, quais recursos estão testando e os resultados obtidos a partir da prática. Predominantemente, os resultados confirmam que as TIC possibilitam diversas aplicações nos processos de ensino e aprendizagem, e a resposta dos alunos é positiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.