Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTiellet, Claudio Afonso Baron
dc.creatorFreitas, Leandro Felipe Aguilar
dc.date.accessioned2017-10-17T13:59:24Z
dc.date.available2017-10-17T13:59:24Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11874
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleAs TIC no contexto escolar do ensino médio: um estudo em escolas da rede pública de Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA expansão do uso de computadores e do acesso à Internet, presenciado nos últimos anos, evidencia o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as quais influenciam na modificação de hábitos cotidianos de seus usuários. As transformações atingem o modo como as pessoas se comunicam e interagem, e a educação não se exclui dessas mudanças. Percebe-se iniciativas de professores que estão experimentando o uso de recursos provenientes das TIC em suas práticas pedagógicas. A escola mostra-se tradicional, ainda, em seus métodos de educar, porém há docentes engajados na inserção das TIC na educação, no intuito de estreitar as experiências extraclasse dos alunos às atividades escolares. Neste contexto, o presente trabalho visa à pesquisa sobre o uso destas tecnologias no âmbito escolar, exemplificando quais recursos os professores estão utilizando, como estão inserindo em suas práticas, e quais os possíveis desafios e limitações encontrados nestas mudanças. Para isso, utiliza-se de um questionário aplicado a professores de Ensino Médio de três escolas da rede pública de Santa Maria-RS. Posteriormente, cinco professores são entrevistados e questionados quanto às experiências que estão vivenciando no uso das TIC em suas práticas pedagógicas. Os resultados esclarecem que os professores pesquisados demonstram interesse e predisposição ao uso de tais tecnologias. Relatam limitações quanto à inserção de tecnologias, quais recursos estão testando e os resultados obtidos a partir da prática. Predominantemente, os resultados confirmam que as TIC possibilitam diversas aplicações nos processos de ensino e aprendizagem, e a resposta dos alunos é positiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto