Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo: um estudo de caso
Resumo
Este estudo procurou analisar as origens e o desenvolvimento do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, situado no Campus da Universidade Federal de Santa Maria. Inicialmente procurou-se contextualizar o objeto de investigação através de uma breve retrospectiva da Educação Infantil no Brasil, da atual legislação pertinente a crianças de 0 a 6 anos e uma flexão sobre a importância da gestão escolar. Em seguida procurou-se reconstruir criticamente a desenvolvimento das gestões nesta instituição, as principais mudança ocorridas, a articulação dos gestores na organização e funcionamento do Núcleo. A pesquisa caracterizou-se como um Estudo de Caso, centrado na análise documental e depoimentos de pessoais envolvidas. A base teórica do trabalho fundamentou-se em Zilma de Moraes Oliveira, sobre o percurso da Educação Infantil no Brasil, Paulo Nathanael Souza e Faria e Palhares no que se refere a legislação para crianças de 0 a 6 anos e em Libâneo e Castro sobre as concepções de Gestão. Os resultados da investigação levaram a concluir que, durante as cinco gestões, no período de 1989 a 2006, o Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo passou por mudanças, tanto na sua estrutura, como na adequação a legislação, metodologias de trabalho e no próprio trabalho pedagógico. Dentre estas mudanças duas foram mais significativas. A primeira se refere ao momento em que a instituição inicia o processo de superação do caráter assistencialista, dando uma dimensão mais pedagógica ao atendimento das crianças e isso foi viabilizado através da troca de profissionais da área da saúde por estagiários provindos de cursos da área da educação, aliado ao fato da direção ser constituída por professoras do Centro de Educação. A segunda seria quando o NEIIA passa a pertencer ao Centro de Educação e a partir desse período inicia o trabalho de torná-lo um núcleo educacional reconhecido, sendo que para isso foram dados importantes passos como a construção do Projeto Político Pedagógico e o envolvimento mais efetivo da comunidade escolar na gestão da instituição.
Coleções
- Gestão Educacional [294]