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dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorBialozor, Simone
dc.date.accessioned2016-01-13T12:15:06Z
dc.date.available2016-01-13T12:15:06Z
dc.date.issued2006-09-05
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1188
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006por
dc.description.abstractThis study was an attempt to analyze the origins and the development of Ipê Amarelo’s Nucleus of Children Education, located in the Campus in the Federal University of Santa Maria. Initially the investigation of the object was contextualized through a brief retrospective of Children Education in Brazil, of the current pertinent legislation to children from 0 to 6 years and a flexing on the importance of the school administration. Soon afterwards it tried to rebuild critically to development of the administrations in this institution, the main change happened, the managers' articulation in the organization and operation of the Nucleus. The research was characterized as a Study of Case, centered in the documental analysis and depositions of personal involved. The theoretical base was based on Zilma of Moraes Oliveira’s work, on the course of Children Education in Brazil, Paulo Nathanael Souza and Faria and Palhares in what refers the legislation for children from 0 to 6 years and in Libâneo and Castro about the conceptions of Administration. The results of the investigation permitted to conclude that, during five administrations, in the period from 1989 to 2006, the Nucleus of Children Education Ipê Amarelo improved some changes, so much structural as in the adaptation of the legislation, work methodologies and in the pedagogic work itself. Two of these changes were more significant. The first refers to a moment in which the institution begins the process of overcoming of an assistance character, giving a more pedagogic dimension to the children's service and that was made possible through the replacement of health area professionals by trainees from courses of the education area. Allied to the fact, the direction is constituted by teachers of the Education Center. The second change is when NEIIA starts belonging to the Center of Education. From that period the work of turning it a recognized education nucleus begins, and important steps were given, for instance, the construction of the Pedagogic Political Project and the more effective involvement of the school community in the administration of the institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistóricopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestãopor
dc.titleNúcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo: um estudo de casopor
dc.title.alternativeIpê Amarelo Nucleus of children education: a study of caseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo procurou analisar as origens e o desenvolvimento do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, situado no Campus da Universidade Federal de Santa Maria. Inicialmente procurou-se contextualizar o objeto de investigação através de uma breve retrospectiva da Educação Infantil no Brasil, da atual legislação pertinente a crianças de 0 a 6 anos e uma flexão sobre a importância da gestão escolar. Em seguida procurou-se reconstruir criticamente a desenvolvimento das gestões nesta instituição, as principais mudança ocorridas, a articulação dos gestores na organização e funcionamento do Núcleo. A pesquisa caracterizou-se como um Estudo de Caso, centrado na análise documental e depoimentos de pessoais envolvidas. A base teórica do trabalho fundamentou-se em Zilma de Moraes Oliveira, sobre o percurso da Educação Infantil no Brasil, Paulo Nathanael Souza e Faria e Palhares no que se refere a legislação para crianças de 0 a 6 anos e em Libâneo e Castro sobre as concepções de Gestão. Os resultados da investigação levaram a concluir que, durante as cinco gestões, no período de 1989 a 2006, o Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo passou por mudanças, tanto na sua estrutura, como na adequação a legislação, metodologias de trabalho e no próprio trabalho pedagógico. Dentre estas mudanças duas foram mais significativas. A primeira se refere ao momento em que a instituição inicia o processo de superação do caráter assistencialista, dando uma dimensão mais pedagógica ao atendimento das crianças e isso foi viabilizado através da troca de profissionais da área da saúde por estagiários provindos de cursos da área da educação, aliado ao fato da direção ser constituída por professoras do Centro de Educação. A segunda seria quando o NEIIA passa a pertencer ao Centro de Educação e a partir desse período inicia o trabalho de torná-lo um núcleo educacional reconhecido, sendo que para isso foram dados importantes passos como a construção do Projeto Político Pedagógico e o envolvimento mais efetivo da comunidade escolar na gestão da instituição.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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