A indisciplina como desafio da gestão escolar em uma escola de ensino fundamental de Santa Maria - RS
Resumo
Este trabalho monográfico apresenta a indisciplina como um desafio para a Gestão Escolar, causas, reflexões e análises sobre este tema em uma Escola Particular de Ensino Fundamental, localizada em zona de vulnerabilidade, do Rio Grande do Sul em Santa Maria. O foco da pesquisa foi tentar analisar a contribuição da gestão escolar, ações da escola e profissionais, o que podem colaborar no que se refere à indisciplina para minimizá-la. O trabalho ganha destaque através da pesquisa qualitativa, onde professores, Educadora Especial, Psicóloga e Assistente Social, opinam sobre a indisciplina, através de questionário e análise. O trabalho está organizado em capítulos, sendo que o 1º capítulo aborda a gestão escolar e a indisciplina na escola, delineando-a na escola do passado e sua configuração atual. O 2º capítulo apresenta a gestão escolar na escola pesquisada sob uma perspectiva democrática e participativa, fundamentado por um referencial teórico. O 3º e 4º capítulos tratam sobre os procedimentos metodológicos, através do instrumento de análise com questionário aplicado e relatos das práticas, considerando a indisciplina sob diferentes olhares dos profissionais da instituição, a concepção de indisciplina, causas e implicações. O 5º capítulo expõe as possíveis ações para enfrentar a indisciplina. Os resultados apontam para crianças que vivem em zona de risco e vulnerabilidade são mais suscetíveis a terem atitudes de indisciplina, consequentemente os lares desestruturam-se e os responsáveis acabam não considerando regras e limites. Este trabalho também possibilita uma reflexão para qualquer escola, com realidade semelhante, principalmente, na escola pesquisada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: