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dc.contributor.advisorMota, Helena Bolli
dc.creatorBalardin, Joana Bisol
dc.date.accessioned2016-01-13T12:43:01Z
dc.date.available2016-01-13T12:43:01Z
dc.date.issued2006-08
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1189
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006.por
dc.description.abstractBackground: the relations between the phonological loop of working memory and language processing in childhood started to be investigated at the time of Working Memory Model, initially proposed by Baddeley & Hitch (1974), was adopted as theoretical approach to evaluate the role of short-term memory in language acquisition. Objective: to show a wide-ranging and non-sistematic review about the role of working memory phonological loop in language processing in childhood, since it creation until present-days. For this, concepts about memory and learning will be presented, followed by a detailed description of the working memory model, especially of it phonological component, and, in the end, there will be shown study results about the association of phonological loop and language acquisition in childhood. Results: the revised researches about the relation of phonological loop and language processing in childhood contributed to a change in the mean function of phonological component. Now, it has the role of support the learning of new phonological forms, more than simply memorize familiar words forms. Conclusion: although the existence of a wide range of data concerning phonological working memory, it has been difficult to specify their specific role in normal and pathological language development. So, future studies with the objective to characterize the phonological loop skills better and to evaluate the effectiveness of rehabilitation strategies are necessary.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectMemória de trabalhopor
dc.subjectCriançapor
dc.titleA memória de trabalho fonológica e o processamento da linguagem na infânciapor
dc.title.alternativePhonological working memory and language processing in childhoodeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoTema: As relações entre o circuito fonológico da memória de trabalho e o processamento da linguagem na infância começaram a ser investigadas a partir do momento em que os pesquisadores adotaram o Modelo de Memória de Trabalho, proposto inicialmente por Baddeley & Hitch em 1974, como pressuposto teórico para avaliar a interferência da memória de curto prazo na aquisição da linguagem. Objetivo: apresentar uma revisão abrangente e não-sistemática da literatura sobre o papel do circuito fonológico da memória de trabalho no processamento da linguagem oral na infância, desde a criação do modelo até os dias atuais. Para tanto, serão apresentados os conceitos de memória e aprendizagem, seguidos de uma descrição detalhada do modelo de memória de trabalho, principalmente do seu componente fonológico, e, por fim, os resultados de estudos envolvendo o circuito fonológico e a aquisição da linguagem na infância. Resultados: as pesquisas revisadas envolvendo o circuito fonológico e a linguagem na infância, desenvolvidas desde a criação do Modelo de Memória de Trabalho, contribuíram para que a memorização de palavras familiares deixasse de ser a principal função do componente fonológico do modelo para dar lugar à função de suportar o aprendizado fonológico. Conclusão: apesar da grande variedade de estudos envolvendo a memória de trabalho fonológica, precisar seu exato papel no desenvolvimento normal e patológico da linguagem ainda é uma tarefa difícil, sendo necessários futuros estudos mais abrangentes, tanto de caracterização das habilidades do circuito fonológico, como de avaliação de estratégias de reabilitação dos déficits de memória apresentados por crianças com alterações específicas de linguagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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  • Fonoaudiologia [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Fonoaudiologia

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