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dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Terezinha
dc.creatorNucci, Diego Marques
dc.date.accessioned2017-10-20T14:31:40Z
dc.date.available2017-10-20T14:31:40Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11903
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe school physical education enables teachers, working not only with the body, but also with all the experiences, provided the students better prepared to enter into society. In the case of children with hearing impairment to physical education should be an integrative discipline that can bring deaf and hearing working key issues for the development of both students. This descriptive qualitative methodological study aimed to analyze how the communication during physical education classes in early childhood education between student and teacher in a mainstream school and a special school and thus analyze aspects such as learning and communication and vision physical education professional as their training. For the research were chosen for the study a deaf student in mainstream school and a special school students and their teachers of Physical Education in Early Childhood Education. It was observed that in both regular and special schools for deaf communication between student and teacher, however the regular school sometimes the student did not receive all the information for lack of a fully effective communication. Learning in the regular school also presented difficulties when compared to special school. Still, in an interview with the teachers has been argued that both feel hampered by the lack of practical experience with disabled during graduation. Studies in this area are important to establish discussions about inclusion and the inclusion of deaf students in regular or special school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleRelação entre professores de educação física e alunos surdos em escola regular e especial da educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA educação Física escolar permite aos professores, trabalhar não só com o corpo, mas também com todas as vivências, proporcionado aos alunos um melhor preparo para inserir-se na sociedade. No caso de crianças com deficiência auditiva a educação física deve ser uma disciplina integradora que consiga aproximar surdos e ouvintes trabalhando questões fundamentais para o desenvolvimento de ambos os alunos. Esse estudo de metodológica qualitativa descritiva teve por objetivo analisar como se da à comunicação durante as aulas de educação física da educação infantil entre aluno e professor em uma escola de ensino regular e uma escola especial e assim analisar aspectos como aprendizagem e comunicação e a visão do profissional de educação física quanto sua formação. Para a realização da pesquisa foram eleitos para o estudo um aluno surdo da escola de ensino regular e um aluno da escola especial assim como seus respectivos professores da disciplina de Educação Física na Educação Infantil. Foi possível observar que em ambas as escolas regular e especial há uma comunicação entre aluno surdo e professor, no entanto na escola regular algumas vezes o aluno não recebia todas as informações por falta de uma comunicação totalmente efetiva. A aprendizagem na escola regular também apresentou maiores dificuldades quando comparada com a escola especial. Ainda, na entrevista com os professores discutiu-se que ambos se sentem prejudicados pela falta de experiência prática com deficientes durante a graduação. Estudos nessa área são importantes para estabelecer discussões sobre inclusão e a inserção de alunos surdos em escola regular ou especial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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