Avaliação externa: mecanismo mobilizador de uma educação de qualidade
Resumo
Essa pesquisa se constitui num estudo sobre as avaliações externas, tomando como ponto de partida a qualidade na educação básica, por meio dos índices da Prova Brasil e do IDEB, em nível de Brasil, e em especial no município de Carazinho/RS, cujo objetivo procurou verificar se as avaliações externas se configuram como mecanismo mobilizador de uma educação de qualidade, tendo como problemática a seguinte questão: como o resultado das avaliações externas impacta sobre a qualidade da educação oferecida no município de Carazinho? Para tanto, realizou-se estudos teóricos a partir dos fundamentos de Castro, Dourado, Gadotti e Sousa. A metodologia procurou seguir a abordagem da pesquisa quali-quantitativa do tipo de estudo de caso no sentido de estabelecer um delineamento comparativo e descritivo embasado nos dados registrados na base de dados do INEP e na Secretaria Municipal de Educação. Os resultados apontam que desde a primeira medição do IDEB (2005) o município vem aumentando o seu desempenho, o que nos permitiu sinalizar para a validação dos resultados das avaliações externas como indutores de mudança de práticas pedagógicas e administrativas na gestão da educação municipal de Carazinho. Conclui-se pela importância do uso dos resultados das avaliações externas como instrumento impulsionador do planejamento das políticas educacionais para o dirigente municipal de educação, uma vez que a realização das avaliações externas, isoladamente, não significa incremento da qualidade aos processos e práticas educacionais.
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