dc.contributor.advisor | Felix, Glades Tereza | |
dc.creator | Neuhaus, Viviane Harnisch | |
dc.date.accessioned | 2017-10-24T14:02:01Z | |
dc.date.available | 2017-10-24T14:02:01Z | |
dc.date.issued | 2016-08-08 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11906 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This research constitutes a study on the external evaluation, taking as a starting point the quality of basic education through the indices of Test Brazil and IDEB at the level of Brazil, especially in the municipality of Carazinho / RS, whose goal examined whether the external evaluations are configured as a mobilizing mechanism of quality education, with the problematic question: as the result of external evaluations impacts on the quality of education offered in the municipality of Carazinho? Therefore, we carried out theoretical studies from the fundamentals of Castro, Gold, Gadotti and Sousa. The methodology sought to follow the approach of qualitative and quantitative research on the type of case study to establish a comparative, descriptive design grounded in the data recorded in the INEP database and the Municipal Department of Education. The results show that since the first measurement of IDEB (2005) the city is increasing its performance, which allowed us to signal to the validation of the results of external evaluations as change-inducing pedagogical and administrative practices in the management of municipal education Carazinho. The results confirmed the importance of using the results of external evaluations as an mechanism of planning of educational policy for the municipal manager of education, since the completion of the external evaluations, alone, does not mean increasing the quality processes and educational practices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Avaliação externa | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.subject | External evaluation | eng |
dc.subject | Quality | eng |
dc.title | Avaliação externa: mecanismo mobilizador de uma educação de qualidade | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão da Educação Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa se constitui num estudo sobre as avaliações externas, tomando como ponto de partida a qualidade na educação básica, por meio dos índices da Prova Brasil e do IDEB, em nível de Brasil, e em especial no município de Carazinho/RS, cujo objetivo procurou verificar se as avaliações externas se configuram como mecanismo mobilizador de uma educação de qualidade, tendo como problemática a seguinte questão: como o resultado das avaliações externas impacta sobre a qualidade da educação oferecida no município de Carazinho? Para tanto, realizou-se estudos teóricos a partir dos fundamentos de Castro, Dourado, Gadotti e Sousa. A metodologia procurou seguir a abordagem da pesquisa quali-quantitativa do tipo de estudo de caso no sentido de estabelecer um delineamento comparativo e descritivo embasado nos dados registrados na base de dados do INEP e na Secretaria Municipal de Educação. Os resultados apontam que desde a primeira medição do IDEB (2005) o município vem aumentando o seu desempenho, o que nos permitiu sinalizar para a validação dos resultados das avaliações externas como indutores de mudança de práticas pedagógicas e administrativas na gestão da educação municipal de Carazinho. Conclui-se pela importância do uso dos resultados das avaliações externas como instrumento impulsionador do planejamento das políticas educacionais para o dirigente municipal de educação, uma vez que a realização das avaliações externas, isoladamente, não significa incremento da qualidade aos processos e práticas educacionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |