A gestão escolar e sua relação com a avaliação emancipatória: um estudo em uma escola estadual de Fontoura Xavier, RS
Abstract
O tema escolhido para este trabalho foi a avaliação emancipatória em uma
escola estadual de Ensino Médio, localizada na zona rural de Fontoura Xavier, RS, e
teve como objetivo avaliar o processo de avaliação emancipatória no Ensino Médio
de uma escola estadual, tendo em vista a comprovação ou não da melhoria do
rendimento dos alunos e a relação desse aspecto com a Gestão Escolar. Para tanto,
foi realizada Para tanto, desenvolveu uma pesquisa de cunho qualitativo, através da
análise dos documentos da Escola que se concretizou num estudo de caso, tendo
como participantes os professores da área de Ciências da Natureza. O
procedimento metodológico se valeu de uma entrevista, estruturada e composta de
perguntas aberta, na qual os professores da área em estudo responderam de que
forma percebem ou não percebem a melhoria do rendimento dos alunos, bem como
a relação que este aspecto mantém com a gestão escolar. As reflexões realizadas a
partir da análise dos documentos e das respostas das entrevistas possibilitaram o
estudo de caso proposto, evidenciando que os professores estão conscientes do
que representa a avaliação emancipatória, pois são acompanhados pelos gestores
através da formação continuada, das reuniões pedagógicas semanais, dos
encontros do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio demonstrando que existe
uma integração entre a ação, reflexão e acompanhamento, criando um ambiente
harmonioso entre alunos, professores e gestores.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: