• Metodologia do ensino de ciências naturais e suas tecnologias 

      Bagetti, Aline; Grabauska, Claiton José; Bastos, Fábio da Purificação de; Abegg, Ilse; Alberti, Taís Fim (2005)
      A disciplina "Metodologia do Ensino de Ciências Naturais" integra conhecimentos científico-tecnológicos. Este material didático escrito foi elaborado tendo em mente que, em média, duas páginas implicam uma hora de estudo ...
    • Ensino da língua portuguesa para surdos 

      Campello, Ana Regina e Souza (2005)
      A disciplina Ensino da Língua Portuguesa para Surdos (a letra inicial "S" aparece em letra maiúscula por questão cultural, política e identidade da comunidade Surda) tem como objetivo proporcionar a compreensão da significação, ...
    • Metodologia do ensino da geografia 

      Cassol, Roberto; Mussoi, Eunice Maria; Cirolini, Angélica; Mota, Patrícia Nascimento (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo formar uma base metodológica em Geografia, que possibilite ao futuro educador uma formação intelectual direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico. O conteúdo ...
    • Fundamentos da educação especial II 

      Damilano, José Luiz Padilha; Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ...
    • Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2005)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ...
    • Metodologia para o Ensino da Língua Portuguesa II 

      HERMES, Rosméri (2021)
      Esta disciplina tem como objetivo “conhecer as políticas e práticas de alfabetização/letramento voltadas aos alunos da Educação Especial no processo de escolarização, de modo a explorar a leitura, a produção e a análise ...
    • Fundamentos da leitura e escrita 

      Melo, Regina Maria (2005)
      A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da alfabetização. Busca-se, através de textos, reflexões e análises, ...
    • Educação de jovens e adultos 

      Melo, Regina Maria (2006)
      A disciplina de Educação de Jovens e Adultos tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da Educação de Jovens e Adultos. Busca-se através de textos, reflexões e ...
    • Psicologia da educação III 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini (2005)
      O objetivo desta disciplina de Psicologia da Educação III é conhecer e identificar as principais teorias interacionistas e seus aportes nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como nas ações pedagógicas. ...
    • Psicologia da educação IV 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Inês Peterini (2005)
      A Psicologia da Educação busca estudar a complexidade do ser humano no processo de constituição do indivíduo em especial a sua vivência na instituição educativa, procurando resolver o impasse provocado pelos limites de ...
    • Avaliação em educação especial 

      Munhóz, Maria Alcione; Casarin, Melânia de Melo; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      Ao discutir Avaliação em Educação Especial, vale ressaltar que estão constantemente presentes nas proposições educacionais os seguintes aspectos: "como fazer" a avaliação e "que caminhos traçar". É necessário partir da ...
    • Estágio supervisionado déficit cognitivo 

      Munhóz, Maria Alcione; Freitas, Soraia Napoleão; Pereira, Michele Quinhones; Silveira, Jalusa Oliveira da; Silveira, Jalusa Oliveira da (2006)
      A disciplina Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo apresenta os fundamentos teóricos que irão subsidiar a prática pedagógica de professores de alunos com déficit cognitivo. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser ...
    • Matemática I 

      Neuenfeldt, Adriano (2010)
      Este caderno está distribuído em duas unidades principais: unidade a – matemática como área do saber escolar e unidade b – educação matemática. As unidades aqui apresentadas têm basicamente como objetivos: Compreender a ...
    • Matemática e educação escolar II 

      Neuenfeldt, Adriano Edo; Domingues, Cilce Agne; Kroning, Dulce (2005)
      Neste módulo, os estudos sobre a Unidade A - Números Racionais iniciam com uma abordagem inicial sobre números decimais, para posteriores estudos de cálculos e resoluções de problemas em atividades práticas envolvendo a ...
    • Matemática e educação escolar I 

      Nogueira, Clélia Maria Ignatius; Andrade, Doherty (2005)
      Após essa primeira disciplina da área de Matemática, o aluno será capaz de organizar situações didáticas para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e refletir sobre elas. Para isso, serão consideradas ...
    • Jogo teatral e educação escolar 

      Nunes, Lúcia de Fátima Royes (2005)
      Em função da especificidade desta disciplina, foi preciso fazer algumas alterações quanto ao conteúdo. Conforme o programa, o conteúdo está dividido em dez unidades, mas, para um melhor entendimento seqüencial e porque ...
    • Geografia e educação II 

      Oliveira, Décio Luciano Squarcieri de (2010)
      A disciplina em questão, denominada Geografia e Educação II – EAD 1060 compõe a grade curricular do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena a Distância – UFSM/UAB, determinada para ser lecionada no 5º semestre. Sua carga ...
    • Processos investigativos em educação II 

      Padoin, Maria Medianeira; Junior, João Julio Gomes dos Santos (2005)
      A proposta deste trabalho é propiciar um diálogo com a teoria básica do conhecimento científico e sua construção através da pesquisa. Por isso, perguntamos: você sabia que a pesquisa possui vários âmbitos, inclusive faz ...
    • Processos investigativos em educação III 

      Padoin, Maria Medianeira; Junior, João Gomes dos Santos (2005)
      O livro texto trará as orientações básicas da metodologia e estrutura dos trabalhos acadêmicos que se desenvolverão no decorrer do curso de Graduação em Educação Especial, como relatório de pesquisa, relatório de participação ...
    • Alternativas metodológicas para o aluno surdo 

      Perlin, Gladis T.T. (2005)
      Esta disciplina objetiva introduzir os conhecimentos específicos relativos a algumas metodologias da educação de surdos constantes na diferente temporalidade. Para entender o discurso das metodologias utilizadas no ensino ...