• Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável 

      Froehlich, José Marcos; Silveira, Paulo Roberto Cardoso da; Neumann, Pedro Selvino (2007)
      A disciplina, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável têm um panorama geral acerca da agricultura e, mais especificamente, a agricultura familiar no Brasil, para que o aluno possa, nas disciplinas posteriores, ...
    • Agroclimatologia 

      Heldwein, Arno Bernardo; Medeiros, Sandro P. (2008)
      Os fenômenos atmosféricos sempre chamaram a atenção do homem. Ora classificados como belos, como a ocorrência halo solar, neve ou formação de arco-íris; ora acarretaram temores como a incidência de raios, granizo, tempestades. ...
    • Análise de cadeias produtivas 

      Arbage, Alessandro Porporatti; Reys, Marcos Alves dos (2009)
      Esta disciplina tem como principal objetivo capacitar os alunos para identificar e analisar as diferentes dimensões relacionadas às cadeias produtivas e, dessa forma, inserir competitivamente a agricultura familiar nos ...
    • Antropologia cultural 

      Cunha, Jorge Luiz da (2011)
      A disciplina de Antropologia Cultural, tem o objetivo de apresentar o conceito de antropologia, e suas diferentes abordagens teóricas de pensamento cultural; Identificar as variações do conceito de cultura, que percorre o ...
    • Aplicativos computacionais aplicados à educação 

      Parreira, Fábio José; Silveira, Sidnei Renato; Pereira, Adriana Soares; Pertile, Solange de Lurdes (2017)
      Nesta disciplina denominada “Aplicativos Computacionais Aplicados à Educação” é abordada a necessidade de conhecer, de forma adequada, as principais ferramentas para o desenvolvimento de tarefas utilizando o computador, ...
    • Artes visuais e a Educação Especial 

      Cardonetti, Vivien Kelling; Mossi, Cristian Poletti; Garlet, Francieli Regina; Oliveira, Marilda Oliveira de (2018)
      Nesta disciplina, o objetivo é promover interlocuções de experiências no campo das artes visuais que ampliem possibilidades para pensar a educação especial na interface com múltiplas visualidades, com historiografias ...
    • Aspectos histórico-culturais hispano-americanos 

      Peixoto, Rosane do Amaral (2010)
      Nesta nova disciplina vamos trabalhar os Aspectos Histórico-Culturais Hispano-Americanos, isto é, aqui vamos trabalhar aspectos que formaram o novo continente descoberto. O objetivo desta disciplina é conhecer os aspectos ...
    • Água e solos 

      Nishijima, Toshio (2008)
      A disciplina de Água e Solos, apresenta os fundamentos físicos e químicos da água e do solo. São desenvolvidas as relações do uso da água e do solo nas atividades econômicas e sociais da sociedade humana. Discute os conceitos ...
    • Bases epistemológicas da pesquisa em educação 

      Lazzarin, Luís Fernando (2017)
      Este é o caderno didático da disciplina Bases Epistemológicas da Educação do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Ele é composto pelo conteúdo mínimo necessário para instrumentalizar ...
    • Biologia do solo 

      Ceretta, Carlos Alberto; Aita, Celso (2008)
      Este livro didático tem como principal objetivo, apresentar em sua primeira unidade, sobre a biologia do solo e fornecer subsídios ao aluno para que ele entenda que a grande diversidade atual de organismos do planeta é ...
    • Classificação e vocação de uso das terras 

      Santos, Danilo R. dos; Reichert, José Miguel (2009)
      A disciplina Classificação e Vocação de Uso das Terras, tem como objetivo compreender melhor a classificação dos diferentes tipos de solos, que é importante porque nos permite organizar os conhecimentos sobre este recurso ...
    • Didática do Português 

      Fuzer, Cristiane (2009)
      A disciplina de Didática do Português é composta por 5 unidades. A unidade A, Contexto educacional, nesta unidade o aluno vai ter acesso às principais informações sobre o sistema educacional vigente em nosso país. Terá ...
    • Didática, currículo e trabalho pedagógico 

      Trevisan, Amarildo Luiz; Trevisan, Neiva Vieira (2018)
      A disciplina Didática, Currículo e Trabalho Pedagógico visa compreender e conhecer os pressupostos filosóficos, sociológicos e metodológicos implicados no currículo e na didática numa perspectiva histórico-crítica da ...
    • Educação profissional em destaque: filosofia em diálogo com outros saberes 

      Ferreira, Andreyna Sárila Ramos; Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf; Hecktheurer, Luiz Felipe Alcantara; Pommer, Arnildo; Bastos, Débora de Oliveira; Amorim, Filipi Vieira; Biasoli, Luis Fernando; Fagherazzi, Onorato Jonas; Tedesco, Cristiane; Junior, Dardo Lorenzo Bornia; Smalti, Ingrid Baggio; Roman, Laís Belinski; Tieppo, Luiza Biasi; Schneider, Paulo Roberto; Padilha, Alan Rodrigo; Sakai, Otávio Akira; Schio, Sônia Maria; Castaman, Ana Sara; Oliveira, Denise; Pommer, Carolina Demaman; Dorneles, Caroline Lacerda; Muenchen, Cristiane; Santos, Magda Gisela Cruz dos; Taddei, Paulo Eduardo Dias; Dias, Vanessa Gonçalves; Silva, Andréa Wahlbrink Padilha da; Pommer, Roselene Gomes; Sganzerla, Anor; Valle, Barbara; Silva, Mitieli Seixas da; Saltiél, Eduardo Ruttke Von; Foresti, Alana; Viel, Guilherme Massoco; Formolo, Kerri Candido de Souza; Titton, Luana Milani; Rech, Priscila Silveira; Rossato, Simone Bertazzo; Reinehr, Juliana; Furini, Giovani; Scomazzon, Heitor; Campana, Vanessa; Fagherazzi, Onorato; Fraron, Maria Lúcia; Fornasier, Vinícius Casagrande (2017)
      Neste livro constam textos sobre Filosofia da Ciência, textos sobre Ética e Política, sobre Educação, sobre Ética Ambiental e sobre Ciência Aplicada, ou seja, um particular exemplo do que todos fazem numa escola e numa ...
    • Escrita acadêmica: princípios básicos 

      Luiz, Ercília Maria de Moura Garcia (2019)
      Nesta primeira unidade, a partir das aulas de Escrita Acadêmica, o aluno terá oportunidade de reflexões e aprendizagens sobre os princípios básicos condizentes à competência relativa à produção textual na universidade. ...
    • Espanhol II 

      Fialho, Vanessa Ribas (2009)
      A disciplina Espanhol II, tem o objetivo de dominar estruturas linguístico-comunicativas e suas funções no desenvolvimento da linguagem, no nível básico, praticando produção oral e escrita em diferentes gêneros. Serão ...
    • Estágio curricular supervisionado no ensino médio I 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2011)
      A disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, está dividida em 4 unidades. A unidade 1, Contextualização do estágio supervisionado no ensino médio I, tem o objetivo de esclarecer as disposições do Projeto Pedagógico ...
    • Estágio supervisionado 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      O aluno de Letras – Português e Literaturas, que está iniciando uma nova fase de seu curso de formação de professores: a etapa dedicada às práticas de ensino, período em que começará a vivenciar a realidade das escolas nas ...
    • Estágio supervisionado II 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      A disciplina de Estágio supervisionado II, prevê a prática de língua portuguesa em sala de aula, diretamente com os alunos de ensino fundamental. Está dividida em 4 unidades, na Unidade 1, Contextualização do estágio ...
    • Estudos de morfologia do português de acordo com a gramática normativa 

      Albuquerque, Maria Eulália Tomasi (2010)
      A disciplina de Estudos de Morfologia do Português de Acordo com a Gramática Normativa, tem o objetivo de refletir/debater temas de morfologia do português em gramática normativa, apontando lacunas/imprecisões, também ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.