• Recursos hídricos 

      Peiter, Márcia Xavier; Robaina, Adroaldo Dias (2009)
      A disciplina de Recursos Hídricos está dividida em 9 Unidades, na Unidade 1, apresenta as informações básicas, relativas à disponibilidade dos recursos hídricos e a importância da água no planeta Terra. Na Unidade 2, ...
    • Redes de computadores 

      Macedo, Ricardo Tombesi; Franciscatto, Roberto; Cunha, Guilherme Bernardino da; Bertolini, Cristiano (2018)
      Esta disciplina aborda os aspectos teóricos das redes de computadores e sua empregabilidade em infraestruturas para educação a distância. O conteúdo desta disciplina foi dividido em seis unidades. A Unidade 1 proporciona ...
    • Relatividade especial 

      Riffel, Rogemar André (2011)
      A disciplina de Relatividade Especial do curso de Física Licenciatura a Distância está dividido em quatro unidades. Na primeira apresenta-se as origens da teoria da relatividade especial, na segunda discute-se as transformações ...
    • Semântica do português 

      Silveira, Verli Fátima Petri da (2009)
      A disciplina de Semântica do Português, como o nome já diz, deve privilegiar os aspectos semânticos, tratando dos processos de produção dos sentidos. O objetivo principal é o de conduzir reflexões sobre a língua e o ...
    • Seminário integrador I 

      Brandão, Janaína Balk; Guimarães, Gisele Martins (2018)
      Por meio da disciplina Seminário Integrador I espera-se que o aluno consiga refletir interdisciplinarmente, utilizando os conhecimentos obtidos até o momento no Curso de Educação do Campo. A primeira parte do material ...
    • Seminário integrador II 

      Silva, Juliane Paprosqui Marchi da; Medeiros, Liziany Muller; Camillo, Cíntia Moralles (2019)
      O material didático que se apresenta, intitulado Seminário Integrador II, tem o intuito de servir como subsídio para as reflexões feitas nas diversas disciplinas que compõem o terceiro semestre do curso de Licenciatura em ...
    • Sintaxe do Português 

      Kessler, Magda Luiza (2010)
      A disciplina de Sintaxe do Português está dividida em 4 unidades. A unidade A, Noções gerais, os alunos vão estudar alguns aspectos gerais da gramática, tais como seu conceito e as abordagens mais conhecidas dos fatos ...
    • Sistemas agrários 

      Neumann, Pedro Selvino; Fialho, Marco Antônio Verardi (2009)
      Ao longo da disciplina de Sistemas Agrários, o objetivo é apresentar e instrumentalizar os alunos para melhor compreensão da dinâmica dos sistemas agrários. Para tanto, a disciplina apresenta os principais conceitos ...
    • Sistemas de integração agropecuária 

      Quadros, Fernando Luiz Ferreira de; Silveira, Vicente Celestino Pires (2009)
      A disciplina de Sistemas de Integração Agropecuária, é uma disciplina aplicada, que procura discutir os conceitos e como integrá-los com suas aplicações práticas. Os objetivos gerais da disciplina podem ser sintetizados ...
    • Sistemas operacionais 

      Cunha, Guilherme Bernardino da; Preuss, Evandro; Macedo, Ricardo Tombesi (2017)
      A disciplina de Sistemas Operacionais objetiva capacitar os alunos quanto aos conhecimentos necessários para utilizar um computador, de modo a entender o funcionamento e a interface entre o hardware e o software proporcionada ...
    • Sociolinguística 

      Borin, Maísa Augusta (2010)
      A disciplina de Sociolingüística tem como principais objetivos a identificação de conceitos, o reconhecimento das principais correntes de estudos e de pesquisa da disciplina. Também são objetivos a contextualização das ...
    • Sociologia da educação 

      Trevisan, Tatiana Valéria (2013)
      A disciplina de Sociologia da Educação está dividida em 5 unidades. Na unidade A, A visão de sociologia da educação em Émile Durkheim tem o objetivo de identificar a construção histórico-social da disciplina de Sociologia ...
    • Sociologia da educação 

      Aukar, Paulo de Tarso Andrade (2008)
      A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, ...
    • Sociologia da educação II 

      Brancher, Vantoir Roberto (2010)
      A disciplina de Sociologia II, a partir dos fundamentos sociológicos, pretende contribuir com um olhar ao fazer social contemporâneo. Para tal, na Unidade A: Sociologia: Uma Introdução, problematizamos a importância dessa ...
    • Sociologia fundamental clássica 

      Miranda, Luciano (2019)
      A disciplina de Sociologia Fundamental Clássica está dividida em 3 unidades. A Unidade 1 é desenvolvida com base nesse contexto. Na Subunidade 1.1, tem-se como objetivo a apresentação das origens da sociologia e, em especial, ...
    • Sociologia I 

      Sandalowski, Mari Cleise (2010)
      A disciplina de Sociologia I, tem como objetivo: Identificar os principais autores e teorias que contribuíram para a constituição da Sociologia como uma ciência autônoma a partir do século XIX; Conhecer as diferentes ...
    • Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação 

      Welewicki, Hamilton de Godoy (2007)
      O componente curricular Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (para simplificar, TICs), organizado como uma disciplina de 60 horas, tem como objetivos gerais: - apresentar as TICs, situando sua ...
    • Tecnologias da informação e da comunicação na educação especial 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Nesta unidade, o aluno estudará como a evolução científico-tecnológica na história da humanidade produziu uma nova racionalidade capaz de promover mudanças significativas nas formas de ser, pensar, fazer e relacionar-se ...
    • Teoria do conhecimento e epistemologia 

      Trevisan, Tatiana Valéria (2010)
      A disciplina de Teoria do Conhecimento e Epistemologia tem o objetivo de desenvolver a reflexão sobre os modos como conhecemos a realidade; Compreender as teorias filosóficas epistemológicas da antiguidade, do período ...
    • Teorias da educação 

      Camillo, Cíntia Moralles; Medeiros, Liziany Muller (2018)
      A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A marginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.