• Alternativas metodológicas para o aluno com déficit cognitivo 

      Beyer, Hugo Otto (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivo proporcionar ao estudante a possibilidade de identificar e selecionar alternativas metodológicas de ensino para alunos com déficit cognitivo. Assim, na primeira unidade, nos deteremos ...
    • Introdução à pedagogia 

      Ferreira, Liliana Soares (2010)
      Neste material, o aluno estudará temas e questões relativas à Pedagogia. A pedagoga/ o pedagogo, independentemente do âmbito em que se realiza sua atuação, precisa compreender os vários significados e dimensões da área ...
    • O/A professor/a pesquisador/a e as crianças: escuta, olhares e escrita 

      Martinez, Lucas da Silva (2023)
      Este material didático é fruto da disciplina "O/A professor/a pesquisador/a e a crianças: escuta, olhares e escrita" do curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência. Ele se aprofunda nos aspectos ...
    • Estágio supervisionado déficit cognitivo 

      Munhóz, Maria Alcione; Freitas, Soraia Napoleão; Pereira, Michele Quinhones; Silveira, Jalusa Oliveira da; Silveira, Jalusa Oliveira da (2006)
      A disciplina Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo apresenta os fundamentos teóricos que irão subsidiar a prática pedagógica de professores de alunos com déficit cognitivo. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser ...
    • Estágio supervisionado surdez 

      Rampelotto, Elisane Maria; Lunardi, Márcia Lise; Casarin, Melânia de Melo; Marostega, Vera Lucia (2006)
      Nesta disciplina, o aluno conhecerá os contextos de atuação pedagógica no campo da educação de surdos. Apresentaremos alguns fragmentos históricos que deram as condições de possibilidade para a institucionalização dos ...
    • Didática, currículo e trabalho pedagógico 

      Trevisan, Amarildo Luiz; Trevisan, Neiva Vieira (2018)
      A disciplina Didática, Currículo e Trabalho Pedagógico visa compreender e conhecer os pressupostos filosóficos, sociológicos e metodológicos implicados no currículo e na didática numa perspectiva histórico-crítica da ...