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dc.contributor.advisorColussi, Eliane de Avila
dc.creatorZanini, Rosani Tolfo
dc.date.accessioned2017-10-26T11:38:24Z
dc.date.available2017-10-26T11:38:24Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11921
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractGiven the difficulties encountered in Brazilian education, able to prepare young people for the extremely competitive world, there is a need to investigate the current widespread learning in our schools. Study the pedagogical practices that are part of classes taught both in public schools and in particular brought the ability to view how is the work of teachers to achieve the most of their objectives: help the student in the process of teaching and learning, valuing their experiences and experiences within and outside the school and encourage the construction of knowledge. This study aimed to analyze the frequency and use of different teaching practices that are developed in six schools in the city of Santa Maria in the state of Rio Grande do Sul (RS). The theme is justified by the need to determine which practices are being used, what is missing, what can be changed to increase the quality and competitiveness of these schools to the demands of the labor market. To achieve this purpose, we used the case study methodology, qualitative and descriptive approach. Data were collected through the application of a questionnaire carried out during the year 2015, with the primary school teachers in the early years. The results show the need for work uniting the various levels of learning so there is a greater exchange of knowledge among students, knowing that often the colleague of the language facilitates understanding of certain issues. In addition, they reveal that the interdisciplinary activity, student participation in exposing their experiences, presenting real data and appreciation of different skills is a constant in teaching practices. Also show that the techniques in which the student has more concrete contact for better learning and interest in learning and improving their skills.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectTeaching practiceseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleGestão escolar: as práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeSchool management: educational practices in the years of early primary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoDiante das dificuldades encontradas na educação brasileira, incapaz de preparar os jovens para o mundo extremamente competitivo, surge a necessidade de se investigar o atual aprendizado disseminado em nossas escolas. Estudar as práticas pedagógicas que estão fazendo parte das aulas ministradas tanto em escolas públicas quanto em particulares trouxe a possibilidade de visualizar como é feito o trabalho dos professores para alcançar ao máximo seus objetivos: ajudar o aluno no processo de ensino e aprendizagem, valorizar suas experiências e vivências dentro e fora da escola e incentivar a construção do saber. O presente estudo teve como objetivo analisar a frequência e a utilização das diferentes práticas pedagógicas que são desenvolvidas em seis escolas da cidade de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul (RS). O tema justifica-se pela necessidade de verificar quais práticas estão sendo utilizadas, quais delas estão em falta, o que pode ser mudado para aumentar a qualidade e competitividade dessas escolas diante das exigências do mercado de trabalho. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se a metodologia de estudo de caso, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário realizado durante o ano de 2015, com as professoras do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de realizar um trabalho unindo os mais variados níveis de aprendizagem para que haja uma partilha maior de conhecimento entre os alunos, sabendo que muitas vezes a linguagem do colega facilita a compreensão de determinados assuntos. Além disso, revelam que a atividade interdisciplinar, a participação dos alunos em expor suas experiências, a apresentação de dados reais e a valorização das diferentes habilidades é uma constante nas práticas docentes. Também mostram que as técnicas em que o aluno tem mais contato concreto há uma melhor aprendizagem e interesse em aprender e aperfeiçoar os seus conhecimentos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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