dc.contributor.advisor | Bernardi, Giliane | |
dc.creator | Maran, Vinícius | |
dc.date.accessioned | 2017-10-31T11:35:22Z | |
dc.date.available | 2017-10-31T11:35:22Z | |
dc.date.issued | 2014-07-12 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11930 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Virtual Learning Environments have been used constantly to help learning in classroom
courses. UNIJUI University uses Conecta environment to do this task. It was developed at
the university itself as aid tool to teachers and students. According to a survey on a group of
students, the interaction between them and the Conecta is lower on mobile devices and
supporting materials are not submitted in accordance with its dominance in the themes of the
disciplines. The ontology was defined using a small portion of reality based on Computer
Science course. Thus, this paper proposes the definition of an ontology, which connected to
the integrated system, can be able to recommend support materials to students from
disciplines of database according to context information. With the representation of ontology
and inferences, it was possible to carry out the recommendation of support materials based
on device capabilities and experience of students in the disciplines. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sistemas sensíveis ao contexto | por |
dc.subject | Ontologias | por |
dc.subject | Sistemas de recomendação | por |
dc.subject | Context-aware computing | eng |
dc.subject | Ontologies | eng |
dc.subject | Recommendation systems | eng |
dc.title | Uma ontologia de representação de materiais de apoio e adaptações baseadas em informações de contexto | por |
dc.title.alternative | Ontology for representation of support materials and adaptations based on context information | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm sido utilizados constantemente no auxílio ao
aprendizado em cursos presenciais. A universidade UNIJUI utiliza o ambiente Conecta
como ferramenta de auxílio a professores e alunos. De acordo com uma pesquisa feita em
um grupo de alunos, a interação entre estes e o Conecta é baixa em dispositivos móveis e
os materiais de apoio não são apresentados de acordo com o seu domínio nos temas das
disciplinas. Deste modo, propõe-se neste trabalho a definição de uma ontologia, que
integrada ao sistema Conecta, seja capaz de recomendar materiais de apoio a alunos das
disciplinas da área de banco de dados de acordo com informações de contexto. A ontologia
foi definida utilizando uma pequena porção da realidade do curso de Ciência da
Computação como base para modelagem. Com a representação da ontologia e a realização
de inferências, foi possível realizar a recomendação de materiais de apoio baseada nos
recursos de dispositivos e experiência do aluno nos conteúdos das disciplinas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |