Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.creatorSantos, Alice do Nascimento dos
dc.date.accessioned2017-10-31T14:42:58Z
dc.date.available2017-10-31T14:42:58Z
dc.date.issued2016-08-12
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11941
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work is included in the line of research management of the pedagogical work of Specialization in Educational Management, aims at the conclusion of specialization Educational Management course at the Federal University of Santa Maria, this work deals with developed educational activities for students with special educational needs in schools. Three issues are relevant discussion indicators, which are: 1) what is the representation of inclusion that permeates the investigated school spaces; 2) knowledge is mobilized by teachers for planning the included students teaching situation; 3) what are the characteristics of pedagogical actions developed with these students. It has the general objective to know the pedagogical actions developed in the school and the school inclusion process. The method used in this research was the classic case study. The subject of the study was a student with Down syndrome enrolled in the 4th year of a school in the city of Santa Maria-RS. The work presents the monitoring of the case in Educational Specialized Care-ESA associated with the use of technological resources. Diversified materials available in the EEA area, aroused the curiosity, creativity, memory, attention and student learning. The educational inclusion, thought from innovative teaching practices is replaced by a different representation at school, since students included can develop new knowledge, proposing as strengthening for inclusion, the need for a shared work with all school actors, resulting in a practice of educational management, so that the inclusive actions can be effective with students with special educational needs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão do trabalho pedagógicopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectPedagogical work managementeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleGestão do trabalho pedagógico: preceitos inclusivos em práticapor
dc.title.alternativeEducational work management: precepts inclusive in practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho se insere na Linha de pesquisa gestão do trabalho pedagógico do Curso de Especialização em Gestão Educacional, tem por finalidade a conclusão de especialização do curso de Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, o presente trabalho trata das ações pedagógicas desenvolvidas para os alunos com necessidades educacionais especiais no âmbito escolar. Três questões relevantes são indicadores de discussão, quais sejam: 1) qual a representação de inclusão que permeia os espaços escolares investigados; 2) que saberes são mobilizados pelos professores para o planejamento da situação de ensino de alunos incluídos; 3) quais são as características das ações pedagógicas desenvolvidas com esses alunos. Tem como objetivo geral conhecer as ações pedagógicas desenvolvidas na escola e o processo de inclusão escolar. O método utilizado nessa pesquisa foi o estudo de caso clássico. O sujeito do estudo foi um aluno com síndrome de Down matriculado no 4ª ano de uma escola do Município de Santa Maria-RS. O trabalho apresenta o acompanhamento do caso no Atendimento Educacional Especializado-AEE associado ao uso de recursos tecnológicos. Os materiais diversificados disponibilizados na sala de AEE, despertou a curiosidade, criatividade, memória, atenção e aprendizagem do aluno. A inclusão educacional, pensada a partir de práticas pedagógicas inovadoras passa a ter uma diferente representação no espaço escolar, uma vez que os alunos incluídos conseguem desenvolver novos saberes, propondo como fortalecimento para inclusão, a necessidade de um trabalho compartilhado com todos os atores da escola, o que resulta em uma prática de gestão pedagógica, para que as ações inclusivas possam ser efetivas com os alunos com necessidades educacionais especiais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto