dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Hermes, Angela Maria Ribas | |
dc.date.accessioned | 2017-11-01T11:22:10Z | |
dc.date.available | 2017-11-01T11:22:10Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11946 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This research completes an analysis that has as a study theme the education teacher continuing formation through the National Pact Literacy in the Age One (PNAIC). Of the twenty-three teachers who participated of this study, twenty are teachers from literacy groups (first year) and three of them are pedagogical coordinators from the schools that they act as researched literacy teachers. PNAIC was implanted in 2013 and it is a Federal government initiative. It has as objective to teach children from public schools until the end of the third year of the fundamental teaching named literacy cycle and the conception study and life in the pedagogical practice of the program teachers. The role of the school managers through the pedagogical coordinators and the support to the continuing formation from these teachers is the focus of this work. A qualitative research was chosen as a case study. In the main results analysis it was considered the continuing formation and it is possible to affirm that the same presented materially reflection and possible changes in the pedagogical practice developed in the literacy groups in order to make possible a rethink about the teaching practices including the school outside questions. These questions are persistent anxiety of teachers and they need to be considered to that really be possible to teach all children and in the right time. It must be reiterated the necessity of the continuing formation in a way to fix as professional right to build their teacher identity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) | por |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | por |
dc.subject | School managers | eng |
dc.subject | Continuing formation | eng |
dc.subject | Literacy cycle | eng |
dc.title | A formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização do PNAIC em Santa Maria/RS: concepções e vivências | por |
dc.title.alternative | The continuing formation of teachers in the PNAIC literacy cycle in Santa Maria city: conception and life | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa integra uma análise que tem como tema de estudo a formação continuada de professores alfabetizadores através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Dos vinte e três professores participantes do estudo, vinte são regentes em turmas de Alfabetização 1º ano e três deles são coordenadores pedagógicos das escolas em que atuam os professores alfabetizadores pesquisados. Implementado no ano de 2013, O PNAIC é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de alfabetizar todas as crianças das escolas públicas até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, denominado Ciclo de Alfabetização. O estudo das concepções e vivências na prática pedagógica dos professores do programa em questão, o papel dos gestores escolares, na figura dos coordenadores pedagógicos e o apoio à formação continuada destes professores é o enfoque deste trabalho. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Na análise dos principais resultados, considerando-se o processo de formação continuada, pode-se afirmar que o mesmo apresentou significativas reflexões e possíveis mudanças nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas turmas de alfabetização, de forma a possibilitar um repensar sobre as práticas da docência, incluindo-se as questões que são externas às escolas. Estas questões são angústias constantes dos professores e precisam ser consideradas para que realmente possam-se alfabetizar todas as crianças com qualidade, no tempo esperado. Reitera-se a necessidade de formação continuada, de forma a firmar-se como um dos direitos dos profissionais da educação para a construção de sua identidade docente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |