Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
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Data
2007-10-29Autor
Bronzoni, Maria Tereza Miranda
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O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de São Borja, cujo objetivo foi investigar a percepção dos professores do Ensino Fundamental em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Realizou-se um questionário com esses professores, tendo em vista que a educação inclusiva está contemplada no regimento da escola. O resultado da pesquisa indicou que a maioria dos professores apresenta falta de esclarecimento sobre as necessidades educacionais especiais e de um Plano Político Pedagógico participativo. Observou-se, também, que faltam instrumentos e fundamentação teórico-prática, principalmente aos professores de disciplinas, para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, nas salas regulares. Pôde-se concluir que a inclusão requer preparação da escola, na sua estrutura física e arquitetônica e na sua formação continuada dos professores, para esta responsabilidade. Ao Estado cabe oferecer as condições que possam permitir aos profissionais da educação os instrumentos necessários para que a inclusão não fique apenas nas leis.