A participação como princípio fundante para a democratização da escola: limites e possibilidades
Resumo
Esta monografia resultante do Curso de Especialização em Gestão Educacional, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetivou reconhecer os limites e as possibilidades acerca do princípio de participação da comunidade escolar e suas inter-relações com processos democráticos. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica com análise documental em que se propôs discutir as inter-relações entre políticas públicas, gestão educacional e escolar na perspectiva de participação da comunidade; verificar os principais elementos teóricos e legais acerca da participação da comunidade no contexto escolar. Também, foi realizada uma pesquisa do estado do conhecimento para reconhecer nas produções científicas da Revista Educação da UFSM, da Associação Nacional de Pós – Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e do Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, o que vem sendo discutido acerca dos limites e as possibilidades relacionadas à participação da comunidade na escola. Concluiu-se que a participação da comunidade no ambiente escolar é o principal meio para assegurar a constituição de uma escola democrática e que a gestão democrática exige planejamento participativo e colaborativo, diálogo e [co]responsabilidade de todos os segmentos da comunidade escolar. A proposta da gestão democrática da educação requer a consecução de mecanismos que tem por objetivo favorecer a construção de práticas e vivências democráticas no âmbito da escola, entre eles a existência e proatividade de Conselhos Escolares, a construção e consecução compartilhada de PPP da escola, a eleição direta de diretores e processos colegiados de autonomia financeira escolar.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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